E_RC / MAPAA

E_RC / MAPAA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: MAPAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anwo, CHC
  • Autores: Cristián Larraín, Matías Madsen
  • Estrutura: Alex Popp
  • Construtora: DML
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Projeto

O projeto consiste na reforma de um edifício de 600 m², desocupado há 30 anos e localizado numa área central em Santiago, especificamente em Providencia, para o transformar num edifício residencial de sete apartamentos.

© Nico Saieh

Problema 1_Contexto

O projeto está localizado ao lado de edifício clássicos, fachadas contínuas, quase todos construídos na década de 40, sem qualquer intervenção visível nos últimos 70 anos. Assim, o primeiro problema é como uma nova peça é inserida em um contexto como este?

© Nico Saieh

Problema 2_Luz

Criar espaços interiores iluminados foi a única exigência do cliente, fato que tornou-se o gatilho para todas as decisões de intervenção subsequentes. Para este efeito, foi decidido alargar as aberturas na fachada, o que significava uma mudança na morfologia original.

© Nico Saieh

Respostas do Projeto

Em resposta a alterações nas fachadas, foi decidido introduzir dois novos elementos pré-fabricados que respondem à nova janela e um novo revestimento.

© Nico Saieh

- Janela

Para novas aberturas nas fachadas, um quadro de placas de aço foi instalado, que abraçaram a nova janela e fortaleceram a estrutura modificada.

© Nico Saieh

- Revestimento

O material para cobrir a fachada principal foi o tijolo, que foi fabricado in situ, e dividido diagonalmente em quatro partes para obter uma peça trapezoidal, a qual foi colocada em filas dispostas uma acima da outra, no sentido oposto, a fim de gerar novos grãos, referindo-se às molduras e detalhes em estuque dos edifícios clássicos vizinhos, criando um movimento de articulação, luz e sombra.

© Nico Saieh

Apartmentos

Dois tipos de apartamentos foram projetados, estúdios (35m2) e apartamentos de tamanho maior (80m2) de dois quartos. Para o primeiro tipo, foi incluída a ideia de uma ilha que divide espaços comuns e privados e permite o acesso à luz natural a partir do pátio existente. Para o segundo tipo, optou-se por trabalhar com um único espaço comum que integra sala de estar e cozinha, permitindo a entrada de luz a partir de várias direções.

© Nico Saieh
Planta Baixa
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rafael Cañas 127, Providencia, Providencia, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "E_RC / MAPAA" [E_RC / MAPAA] 28 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776160/e-rc-map> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.