Resultados do 1º Prêmio {CURA}: Bicicletário

Foram recentemente anunciados os vencedores do 1º Prêmio {CURA}, premiação que tinha como objetivo levantar questões atuais dos processos urbanos e pautar a discussão da mobilidade e lazer na rede cicloviária das cidades brasileiras, desafiando os participantes a projetar considerando elementos que constroem as paisagens de nossas cidades.

Com 62 propostas entregues, o prêmio convidava os participantes a desenvolver um bicicletário público, um objeto relativamente simples, mas que envolve temas relacionados ao espaço público, mobilidade, mobiliário urbano, design, técnica, qualidade de vida, meio ambiente, saúde, ou seja, a bicicleta envolve todos os temas que qualificam a vida nas cidades.

O júri, composto por Daniel Corsi, Eduardo Gurian, Fernando Viegas, Pedro Barros e Pedro Vada, elegeu três projetos vencedores e duas menções. Veja, a seguir, as propostas e o comentário do júri em relação a cada uma delas:

PRIMEIRO LUGAR
Alunos:  
Augusto Zamperlini, Danilo Di Polito, Pedro Petry e Eduardo Saguas Miller
Instituição: FAU Mackenzie

Primeiro Lugar. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

O trabalho se destaca pela inserção urbana precisa que aproveita uma infraestrutura urbana existente, mais que um objeto arquitetônico, uma estratégia de projeto, estimulando a economia no uso de recursos materiais e induzindo um pensamento sistêmico ao mobiliário que pode ser implantado em diversas outras situações similares.

Primeiro Lugar - Prancha. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

SEGUNDO LUGAR
Alunos:  
Guilherme Prado Zorzella e Daniela Zavagli Monteiro da Fonseca
Instituição: FAU USP

Segundo Lugar. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

Esta proposta merece destaque pela qualidade do objeto proposto, que além de bem desenhado é também implantado de forma coerente ocupando espaço público sem prejudicar o espaço do pedestre. A escala e transparência conferem qualidades arquitetônicas ao equipamento urbano, além do cuidado com o usuário.

Segundo Lugar - Prancha. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

TERCEIRO LUGAR
Aluna: 
Karen Balsevicius Evangelisti
Instituição: FAU USJT

Terceiro Lugar. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

Por sua investigação e ótimo resultado em um projeto que explora elementos construtivos de fácil manuseio, apresentando um importante elemento efêmero e de lógica instalação em eventos de grandes públicos e situações específicas da cidade. 

Terceiro Lugar - Prancha. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

MENÇÃO
Alunos: 
Tamar Firer e Pedro Felipe Maia
Instituição: FAU UFRJ

Menção. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

Vale destacar este trabalho por seu esforço em integrar o bicicletário ao sistema de transportes de massa tentando também resolver problemas atuais da implantação deste sistema.

Menção - Prancha. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

MENÇÃO
Aluno: 
Julio de Luca
Instituição: FAU Mackenzie

Menção. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

O trabalho apresentado mostra relações de estruturas bem definidas e que seriam muito bem instaladas em parques e grandes áreas de lazer.

Menção - Prancha. Image Cortesia de 1º Prêmio {CURA}

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Resultados do 1º Prêmio {CURA}: Bicicletário " 26 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776025/resultados-do-1o-premio-cura-bicicletario-urbano-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.