2 Casas CONESA / BAK Arquitectos

2 Casas CONESA / BAK Arquitectos - Mais Imagens+ 34

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Bak Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  443
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniela Mac Adden
  • Arquiteto Colaborador: Leandro Pomies
  • Texto: María Victoria Besonías
  • Architect In Charge: Bak Arquitectos
  • Design Team: María Victoria Besonías, Luciano Kruk
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda foi proposta pelos integrantes de duas famílias que compartilham um lote estreito e profundo em Colegiales, um setor da cidade de Buenos Aires que vem modificando sua fisionomia com consequência da importante quantidade de residências multifamiliares construídas nos últimos anos, mas que ainda mantém certas características.

© Daniela Mac Adden

Os clientes estabeleceram tanto os dados do programa de usos e custos máximos para cada residência como a localização de cada uma das unidades no terreno: uma na frente e outra atrás, ambas com pátio e piscina próprios.

© Daniela Mac Adden

A materialidade e a formalização requerida era coincidente com o definido em várias das casas construídas pelo estúdio: volumes simples de concreto aparente, de manutenção mínima no tempo, com aberturas generosas que facilitem uma relação interior/exterior muito fluída. 

© Daniela Mac Adden

Outro pedido foi a necessidade de que o conjunto parecesse suficientemente fechado para a via pública, para garantir a seguranças de ambas as casas. Além disso, o projeto do térreo deveria permitir o estacionamento de não menos que quatro automóveis.

© Daniela Mac Adden

A proposta ficou definida com a decisão de liberar o térreo da primeira unidade para permitir a passagem fluída à unidade posterior e conseguir as vagas de garagem requeridas.

Planta - Térreo - Unidade A
Corte 2 Unidades
Planta - Térreo - Unidade B

A partir desta decisão projetamos um conjunto formado por duas casas que conseguem independência a partir da localização em planta e em corte de seus pátios.

© Daniela Mac Adden

Cada residência é resolvida num volume compacto de dois pavimentos para liberar a maior quantidade de solo possível. Os ambientes principais são orientados para o fundo buscando norte e os espaços de serviço são resolvidos para a fachada (no caso da unidade frontal), conseguindo a hermeticidade requerida frente a rua e, na unidade posterior, para o espaço aberto gerado entre os volumes.

© Daniela Mac Adden

A massa construída que determina cada unidade está perfurada, de maneira que fica definido um pequeno pátio interno que aporta ventilação dupla e efeitos lumínicos a todos os ambientes, introduzindo a vegetação no interior da casa.

© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "2 Casas CONESA / BAK Arquitectos" [2 Casas CONESA / BAK Arquitectos] 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775917/2-casas-conesa-maria-victoria-besonias-plus-luciano-kruk> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.