i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Royal Danish Academy cria protótipos de habitações de baixo custo em Moçambique

Royal Danish Academy cria protótipos de habitações de baixo custo em Moçambique

Royal Danish Academy cria protótipos de habitações de baixo custo em Moçambique
Royal Danish Academy cria protótipos de habitações de baixo custo em Moçambique, © Johan Mottelson
© Johan Mottelson

O Departamento de Assentamentos Humanos da Escola de Arquitetura, Design e Conservação da Royal Danish Academy of Fine Arts desenvolveu um protótio de habitação de baixo custo para Maputo, Moçambique, como parte do projeto de pesquisa "Casas Melhoradas". O protótipo reinterpreta a tradicional "casa de madeira e zinco" da região, construída com madeira e chapas metálicas onduladas, e a "casa de blocos", composta por blocos de concreto.

© Johan Mottelson
© Johan Mottelson

O projeto apresenta "uma base sólida de concreto no térreo e um segundo pavimento leve de madeira", com balcões externos que proporcionam "uma zona de transição social entre o interior e o exterior". Além disso, o protótipo utiliza madeira da região e carpinteiros e artesãos locais para construir e montar os elementos pré-fabricados.

© Johan Mottelson
© Johan Mottelson

O projeto de pesquisa Casas Melhoradas busca melhorar as condições do ambiente construído para grupos de baixo poder aquisitivo em áreas de favelas. Através de habitações acessíveis para aluguel, o projeto espera "facilitar o desenvolvimento de ambientes urbanos mais compactos" e fazer "investimentos futuros em infraestrutura mais eficientes em termos de custo."

Assim, o projeto visa conter o rápido crescimento horizontal de Maputo que levou ao surgimento de áreas não planejadas que carecem de infraestrutura básica.

© Johan Mottelson
© Johan Mottelson
© Johan Mottelson
© Johan Mottelson

A Royal Danish Academy está trabalhando em parceria com diversos grupos neste projeto, incluindo a Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, a ONG moçambicana Estamos, e a filiar dinamarquesa do Architects without Borders. 

Os primeiros protótipos de habitação foram concluídos entre 2014 e 2015 e fazem atualmente parte da exposição África no Louisiana Museum of Modern Art. O projeto busca desenvolver novos protótipos em 2016. Saiba mais sobre a inciativa aqui.

Arquitetos: Jørgen Eskemose and Johan Mottelson, Department of Human Settlements, Institute of Architecture, Urbanism and Landscape, The Royal Danish Academy of Fine Arts, School of Architecture, Design, and Conservation
Localização: Maxaquene, Maputo, Moçambique
Área: 55 m²
Ano do projeto: 2015
Créditos das fotografias: Johan Mottelson

Via The Royal Danish Academy of Fine Arts.

Cita: Santos, Sabrina. "Royal Danish Academy cria protótipos de habitações de baixo custo em Moçambique" [Royal Danish Academy of Fine Arts Designs Low-Income Housing Prototypes in Mozambique] 26 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/775913/royal-danish-academy-cria-prototipos-de-habitacoes-de-baixo-custo-em-mocambique>
Ler comentários