Vídeo: Como a Holanda conquistou suas ciclovias

A Holanda é o paraíso para os ciclistas. Muitos se perguntam como eles são uma sociedade tão respeitosa e civilizada em relação as bicicletas, mas raramente são mencionadas as manifestações massivas e constantes da população para obter essas conquistas. O que hoje é uma realidade, foi fruto do árduo trabalho de grupos e organizações civis que contaram com a ajuda de um poder público local bastante atuante.

O vídeo acima mostra uma revisão histórica do caminho percorrido na Holanda para a conquista das bicicletas que são uma unanimidade nacional e que terminou afastando o país do desenvolvimento centrado no automóvel no período pós-guerra. Vários fatores foram cruciais para essas escolhas, incluindo a indignação pública em relação à quantidade de espaço dedicado aos automóveis, grandes protestos contra mortes no trânsito, especialmente de crianças (essa foi a bandeira principal levantada pelos manifestantes contra os carros), e também a resposta do governo para a crise do petróleo de 1970, que aumentou os esforços do país para reduzir a dependência deste combustível sem afetar a qualidade de vida.

Cartazes dos ciclo-ativistas em Amsterdã, 1980

A Holanda é muitas vezes vista como uma nação excepcional em termos de políticas de transporte e infra-estrutura. Mas isso não é exclusivo a eles, poderia ter acontecido na França, na Colômbia, no Brasil ou na Polônia, mas aconteceu na Holanda porque sua população assim exigiu. Como diz no vídeo, os problemas que haviam são comuns a muitos países, mas as soluções adotadas é que devem ser tomadas como exemplo pelas nações que estão começando a implementar mudanças em sua realidade viária.

Via Plataforma Urbana

Sobre este autor
Cita: Natalia Barrientos Barría. "Vídeo: Como a Holanda conquistou suas ciclovias" 21 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775690/video-como-a-holanda-conquistou-suas-ciclovias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.