Corinne Vezzoni et Associés é selecionado para projetar "bairro da criatividade e conhecimento" em Toulon

O escritório Corinne Vezzoni et Associés foi eleito vencedor de um concurso para projetar um novo "bairro da criatividade e conhecimento" em um terreno de um antigo hospital em Toulon, no sul da França. Trabalhando em associação com o escritório Devillers et Associés, a proposta de Corinne Vezzoni prevê 15.500 metros quadrados de área construída distribuídos em cinco edifícios: a TPM School of Art and Design, a Kedge International Business School, uma biblioteca de mídia, uma incubadora de companhias voltada a tecnologias digitais e uma nova sede para o Conselho Geral de Var.

Corinne Vezzoni et Associés é selecionado para projetar bairro da criatividade e conhecimento em Toulon - Mais Imagens+ 29

© Vezzoni et Associés
© Vezzoni et Associés

O bairro ocupa uma localização privilegiada em Toulon, na junção entre a região norte da cidade (construída no século XIX por Haussmann) e a cidade do século XX. As duas áreas "se unirão simbolicamente no futuro bairro da criatividade e conhecimento, cuja arquitetura contemporânea incorpora as ambições para o futuro de toda a área urbana", ressaltou Corinne Vezzoni et Associés.

© Vezzoni et Associés
© Vezzoni et Associés

O projeto inclui a reestruturação do Jardin Alexandre 1er, que será ampliado e aberto para o entorno. Na porção norte do terreno, a TPM School of Art and Design será o edifício emblemático do bairro, um bloco branco facetado, ao passo que a Kedge International Business School contará com um impressionante balanço que se prolonga sobre o acesso do jardim. 

© Vezzoni et Associés
© Vezzoni et Associés

A construção tem previsão de início para os primeiros meses de 2016 e conclusão prevista para 2019. 

© Vezzoni et Associés
© Vezzoni et Associés

Arquitetos: Vezzoni et Associés, Devillers et Associés (arquitetos associados).
Paisagistas: HYL Hannetel & Yver
Empresas de engenharia: Aredet (Fluidos, HQE, segurança contra incêndio), Ingenierie 84 (Estrutura), Cerretti (viário), CEC (Economia e planejamento de projeto), Ginger Cebtp (geotérmica), Francis Fontanez (acústica), 8’18’’ (projeto lumínico).
Cliente: Toulon Provence Méditerrannée (TPM)
Clientes dos edifícios: TPM (TPM School of art and design, incubadora de companhias digitais); Cidade de Toulon (bliblioteca de mídia), CCIV (Kedge international business school), CG 83 (Novos escritórios para a administração do Conselho Geral de Var).
Área: 15.500 m²
Custo: €61 milhões (antes das taxas)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Corinne Vezzoni et Associés é selecionado para projetar "bairro da criatividade e conhecimento" em Toulon" [Corinne Vezzoni et Associés to Design "Neighborhood of Creativity and Knowledge" in Toulon] 24 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775689/corinne-vezzoni-et-associes-e-selecionado-para-projetar-bairro-da-criatividade-e-conhecimento-em-toulon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.