Em detalhe: portas

Porta em aço Steellayer®: segurança e design . Image © Ananda Metais

O modelo das portas utilizado em um projeto pode fazer toda a diferença quando o assunto é design e segurança. Há uma infinidade de tipologias de portas. Mas há ainda, dentro destas tipologias, uma grande variedade de materiais, que são a matéria-prima para executá-las. Conheça mais.

DIMENSIONAMENTO
Os modelos comercializados prontos possuem medidas padrões que normalmente são de 2,10 metros de altura e variam entre 0,60m, 0,70m e 0,90m de vão, dependendo de seu uso.        
Sua durabilidade depende da matéria-prima da qual é feita, e se ficam protegidas das intempéries, ou não e de sua manutenção.

TIPOLOGIAS e VANTAGENS

Porta de giro 

Porta de giro . Image Cortesia de ArchDaily Brasil

As portas de giro, quando puxadas ou empurradas, em torno de um eixo vertical, através de dobradiças ou articulações localizadas em uma das extremidades. São reconhecidas por assegurarem qualidades termoacústicas muito boas nos recintos internos graças à sua excelente capacidade de vedação de vento e ruídos.       

Portas de correr 

Portas de correr . Image Cortesia de ArchDaily Brasil

As portas de correr são aquelas que se deslocam, geralmente paralela à parede, deslizando sobre um trilho. Elas são bastante utilizadas como solução divisória móvel entre ambientes internos. Há também quem opte por usá-la em ambientes menores, pois, é possível embuti-las nas paredes. 

Porta pivotante 

Porta pivotante . Image Cortesia de ArchDaily Brasil

As portas pivotante ficam apoiadas em um eixo central ou lateral e gira entorno deste. Normalmente, possuem dimensões superiores às portas comuns, e são feitas sob medida para destacar a entrada principal do edifício, seja ele residencial ou comercial.      

Porta Basculante      

Porta Basculante. Image Cortesia de ArchDaily Brasil

As portas basculantes são grandes e formadas por uma ou várias folhas, que se abrem girando até uma posição horizontal em cima do vão.

Porta de Duplo Sentido

Porta de Duplo Sentido. Image Cortesia de ArchDaily Brasil

As portas de duplo sentido são presas por dobradiças que a permitem girar em ambos os sentidos a partir de uma posição em que está fechada.  São utilizadas em ambientes que necessitam de assepsia como cozinhas industriais e ambientes hospitalares.

Porta Veneziana

Porta Veneziana. Image Cortesia de ArchDaily Brasil

São portas providas de frestas de ventilação a fim de permitir a passagem ou a circulação de ar. As venezianas são anteparos formados por palhetas oblíquas, fixas ou móveis, com a finalidade de admitir o ar proporcionando privacidade.

MATERIAIS

Madeira
São resistentes e duradouras, mas necessitam de manutenção e envernizamento periódico e podem sofrer empenamentos, se não forem construídas com materiais de qualidade e técnicas mais apuradas.           
           
Vidro
Possibilitam a transparência e por terem a opção de serem instaladas sem perfis, são escolhas discretas entre os ambientes, mas desempenham um péssimo isolamento térmico e acústico.

Alumínio
Possuem resistência à corrosão do tempo e da maresia e são versáteis, pois o alumínio é de fácil limpeza e oferece ótima vedação à água e ar. O material é leve, o que facilita sua instalação e transporte.         A desvantagem é seu baixo índice de isolamento térmico.

PVC
São extremamente duráveis e resistentes e oferecem ótimo isolamento termoacústico. Assim como alumínio é leve e de fácil limpeza. O problema é que as esquadrias fabricadas nesse material tem um custo maior.

Aço
São leves e seguras, como o material.  Quando pintadas de forma consciente, pelos fabricantes, geram o mínimo de resíduos e recebem tratamento contra a corrosão.

Conheça o lançamento em portas em aço de Ananda Metais®.

Aplicação de Porta de aço Steellayer® . Image © Ananda Metais

© Ananda Metais

Para aliar segurança e design, a Ananda Metais® lançou a linha Steellayer® Portas,que além de proporcionar valor estético ao ambiente, possibilita a economia de espaço ao abrir, devido ao seu modelo pivotante, sistema que gira em torno de um eixo vertical. O Steellayer® Portaspode ser encontrado em cinco modelos diferentes, cada um com quatro variações de cores e estampas, todas em digital HD, e pode ser usado em qualquer porta da casa.

Portas Steellayer® . Image © Ananda Metais

Vantagens do produto
- Possui pintura eletrostática com proteção anticorrosiva e é resistente a intempéries;
- Design de alto padrão e exclusivo;
- São portas que possuem toda a leveza e a segurança do aço;
- Possui fechaduras trinco-rolete, que dá maior suavidade ao abrir e fechar.

Sobre Ananda Metais®
Há 23 anos, a Ananda Metais® é uma das maiores indústrias brasileiras de aço, referência nacional na fabricação de telhas metálicas e pioneira na linha de perfis para drywall, isolamento térmico e, agora seu mais novo produto, o Steellayer®: o revestimento de aço para ambientes internos e fachadas.

Para saber mais sobre esse e outros produtos, acesse o Catálogo de Produtos de Ananda Metais® em Materials ou vá diretamente a www.anandametais.com.br.

© Ananda Metais
Sobre este autor
Cita: Materials. "Em detalhe: portas" 12 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775381/em-detalhe-portas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.