Em foco: Hans Broos

Hoje, o arquiteto de origem alemã radicado no Brasil Hans Broos, completaria 97 anos de idade. Nascido no dia 10 de outubro de 1921, em Gross-Lomnitz na Áustria (atualmente Eslováquia), Hans Broos titulou-se engenheiro-arquiteto pela Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, em 1948. Trabalhou como assistente do Professor Friedrich Wilhelm Kräemer, na cátedra de Grandes Composições e também após sua formação na reconstrução de edifícios e conjuntos urbanos. No ano seguinte, mudou-se para Karlsruhe onde trabalhou como assistente do professor Egon Eiermann - arquiteto de grande projeção no cenário da arquitetura moderna alemã - na Universidade Técnica de Karlsruhe e em grandes projetos como na Indústria Têxtil de Blumberg e na Usina Experimental da Universidade de Karlsruhe.

Em 1953, muda-se definitivamente para o Brasil, instalando-se em Blumenau. Não se sabe até hoje os motivos pela mudança, mas acredita-se que os efeitos pós guerra tenham impulsionado a reconstrução de inúmeros edifícios por todo o país de sua origem, o que pelo espírito de experimentação e inovação tenham sido os responsáveis para que o arquiteto viesse a instalar-se no Brasil, onde encontra a liberdade criativa e técnica para a materialização de suas criações. 

Residência do Arquiteto, São Paulo, 1971-78. Via Centro Cultural 25 de Julho. Via Centro Cultural 25 de Julho

Broos também viveu por vários anos no Rio de Janeiro, onde lecionou na então Faculdade Nacional de Arquitetura. Mas foi em São Paulo que, desde 1968, o arquiteto decidiu viver e construir a maior parte das suas obras. No país, o arquiteto concebe suas obras a partir da ideia de modernidade pairada sobre o grande conhecimento técnico adquirido na Europa, permitindo que uma série de experimentações sejam concretizadas, como é exemplo a Igreja de Itoupava Seca, em Blumenau; Residência Wittich Paul Hering, também em Blumenau; Igreja e Centro Paroquial São Bonifácio, em São Paulo; Mosteiro de São Bento, em Vinhedo; Abadia de Santa Maria, em São Paulo; entre outros.

Mosteiro de São Bento, Vinhedo, 1971. Via Centro Cultural 25 de Julho

Na segunda metade da década de 1970, Broos passa introduzir novas materialidades no conjunto de seus projetos a partir da exploração de novas competências técnicas. Com a adoção do aço, a materialidade torna-se a responsável por vencer grandes vãos, como é exemplo o projeto da Fábrica Hering do Nordeste. 

Residência Carlos Curt Zadrozny, Blumenau, 1960. Via Centro Cultural 25 de Julho

Nesse momento, a constante busca pela inovação indo contra a estagnação de ideias, permite que o arquiteto evolua constantemente tanto no quesito técnico, quanto plástico. Assim, o arquiteto passa a buscar contante progresso de seu trabalho para além da ação do tempo e compreensão do programa dos projetos encomendados, no modo como estes poderiam quebrar certo tradicionalismo e buscar novas habilidades.

Igreja de Itoupava Seca, Blumenau, 1954. Via Centro Cultural 25 de Julho

Hans Broos faleceu no dia 23 de agosto de 2011, em Blumenau, aos 89 anos. Infelizmente, ainda é pouco o material bibliográfico de sua produção, permanecendo em certos momentos da história da produção arquitetônica nacional, desconhecido.

Celesc, Florianópolis, 1966-68. Via Centro Cultural 25 de Julho
Residência do Arquiteto, São Paulo, 1971-78. Via Centro Cultural 25 de Julho
Hering, Satélite de Ibirama, 1977. Via Centro Cultural 25 de Julho
Abadia de Santa Maria, São Paulo, 1975. Via Centro Cultural 25 de Julho

Relembre a seguir suas principais obras.

Clássicos da Arquitetura: Igreja São Bonifácio / Hans Broos

Clássicos da Arquitetura: Hering Matriz / Hans Broos

Clássicos da Arquitetura: Casa e escritório do arquiteto / Hans Broos

16 Por Bernardo Brasil Bielschowsky e João Serraglio Em meio a grandes muros, que mais parecem barragens de rios, surge um muro de tijolos estruturais, mais baixo, aproximando-se da escala humana. O muro deixa aparecer um volume circular, de concreto aparente moldado in loco.

Referência:

Blog Angelina Wittmann - Arte - Cultura - História - Antropologia. https://angelinawittmann.blogspot.com/2013/10/arquiteto-hans-broos.html

Sobre este autor
Cita: Igor Fracalossi. "Em foco: Hans Broos" 10 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775096/em-foco-hans-broos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.