FAU Mackenzie promove a "Semana Viver Metrópole"

A Semana Viver Metrópole é um evento organizado anualmente no decorrer da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro. O projeto não possui fins lucrativos e é de cunho acadêmico e colaborativo, voltado para todos os campos relacionados à Arquitetura, Urbanismo e Design.

O DAFAM (Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie) em parceria com os alunos do curso de Design são os responsáveis pela organização do evento, motivados pelo intuito de ampliar o contato entre os estudantes e as questões referentes ao seu campo de atuação, bem como promover e estimular a crítica, o processo criativo e reflexivo no âmbito acadêmico.

Na XII Semana Viver Metrópole, a Comissão Organizadora promoverá uma série de atividades incluindo palestras, workshops, seminários, debates e exposições que circundarão a temática "Futuro do Pretérito, presente de que futuro?” - estabelecendo a relação entre tempo e espaço na metrópole.

EIXOS TEMÁTICOS

A Semana é composta por 5 eixos estruturais: Locomover, Habitar, Produzir, Ensinar, culminando, por fim, no eixo que visa reunir e relacionar todo o conteúdo produzido pelos demais: Viver. Cada eixo possui suas particularidades e dinâmicas próprias, porém todos se manifestam como um só no plano da Metrópole.

Acerca dos 5 eixos, é necessário questionar o hoje, refletir sobre o passado, para lançar-se no futuro.

  • Locomover: Como a Metrópole se locomove? Para onde se locomove? Por que se locomove? Quem se locomove? E quem proporciona a locomoção? A Metrópole que estamos construindo hoje é a futura metrópole dos carros, do transporte público coletivo, das bicicletas ou dos pedestres?
  • Habitar: Quem habita a Metrópole? Por que habita-se a Metrópole? Como habita-se? Onde habita-se? E quem produz habitação? A Metrópole que estamos construindo hoje é a futura metrópole da segregação socioespacial, da integração, dos condomínios fechados ou dos bairros de uso misto?
  • Produzir: Quem produz a Metrópole? Como se produz a Metrópole? O que se produz? Onde se produz? E para quem a Metrópole é produzida? A Metrópole que estamos construído hoje é a futura metrópole da população alienada, da falta de participação nos meios de produção, das intervenções urbanas ou das inovações produtivas e tecnológicas?
  • Ensinar: O que se ensina na Metrópole? Como se ensina na Metrópole? Onde se ensina? Quem ensina? E quem é ensinado?
  • Viver: Você vive a Metrópole? Onde você vive? Como você vive a Metrópole? Qual é a sua Metrópole? A Metrópole que estamos construindo hoje é a sua futura Metrópole.

OBJETIVOS

Através das atividades promovidas pela XII SVM, pretende-se abrir espaço para que os participantes analisem o contexto atual da Metrópole e sua relação intrínseca com a Sociedade, refletindo e antecipando possíveis desdobramentos das dinâmicas vigentes em um cenário futuro.

Desse modo, coloca-se em pauta a discussão acerca da função social desempenhada por arquitetos, urbanistas e designers, não só como protagonistas na criação dos espaços e objetos da Metrópole, mas da sua perpetuação no tempo.

Pra mais informações sobre a XII SMV, acesse a página oficial ou a página no facebook do evento.

  • Título

    Semana Viver Metrópole
  • Website

  • Organizadores

  • De

    19 de Outubro de 2015 12:00 AM
  • Até

    23 de Outubro de 2015 12:00 AM
  • Onde

    Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Endereço

    R. Itambé, 45 - Higienópolis, São Paulo - SP, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "FAU Mackenzie promove a "Semana Viver Metrópole"" 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774866/fau-mackenzie-promove-a-semana-viver-metropole> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.