Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 2 de 40Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 3 de 40Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 4 de 40Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 5 de 40Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Paul Le Quernec
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Cliente: Cidade de Saint Denis, França
  • Programa: Creche, escola primária, cafeteria, centro de recreação
  • Orçamento: 12 000 000 €
  • Cidade: Saint-Denis
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 11 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola 'Niki de Saint Phalle-- Petits Cailloux' é composta por uma creche com oito salas de aula, uma escola primária com dez salas de aula, refeitório e um centro de recreação. O edifício tem três pavimentos e um subsolo que contém o depósito. Para uma divisão igualitária quanto ao acesso e às conexões para as diferentes unidades, o projeto foi dividido em seis partes: três ao ar livre (entrada, parque infantil da creche e parque infantil da escola primária) e três no interior (creche, escola primária, cafeteria e centro recreativo). Desta divisão surge um edifício em forma de trevo que, além de criar espaços de circulação convergentes e econômicos, possibilita uma boa conexão entre o interior e o exterior (muitos pontos de vista, pontos de acesso e uma orientação muito intuitiva).

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 22 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

Conceito Arquitetônico

Dentro do edifício, considerando a diferença entre o ensino da creche e da escola primária, desenvolveu-se dois projetos espaciais tão diferentes quanto o lado direito e esquerdo do cérebro. Os nossos hemisférios cerebrais são simétricos, mas não idênticos por causa de suas funções vitais distintas. Esta construção é simétrica apenas na aparência. O fato de entrar na escola em fraldas e deixá-la sabendo escrever e ler, ilustra perfeitamente o quão grande é a diferença entre esses dois aspectos de escolaridade.

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 12 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

As salas do berçário são sistematicamente compostas por três espaços circulares com diâmetros diferentes e pé direito duplo. As salas de aula da escola primária são de formato quadrado com um lado completamente envidraçado. Os espaços porosos entre os círculos são usados para o armazenamento permitindo mais área para as salas de aula.

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 17 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

A sala multifuncional do berçário  é circular com uma cobertura esférica e a principal é quadrada com cobertura piramidal. Estes dois espaços enormes abrem-se para os playgrounds e são beneficiados de grande iluminação zenital. Também pelo fato de se abrirem para os corredores, eles contribuem para a iluminação interior natural e a facilidade de orientação no prédio com as transparências entre o interior e o exterior.

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 26 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

Organização e Circulação

Uma das nossas prioridades foi facilitar a locomoção e orientação no espaço. A partir da entrada, a estrutura em forma trevo permite ao visitante vislumbrar os dois playgrounds. Uma vez no hall, os três acessos convergem a partir da creche à direita, a escola primária à esquerda e o centro de recreação em frente delimitado pelas grandes escadas em torno do elevador. O corredor atravessa todo edifício e é iluminado zenitalmente. Duas esferas em suspensão animam este grande vazio: cada esfera é um espaço de leitura pertencentes às bibliotecas da creche e da escola primária. Nós criamos uma escultura, 'um livro' no epicentro: a suspensão no vazio sugerindo a elevação pelo conhecimento.

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 35 de 40
Axonométrica
Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 21 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec
Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 36 de 40
Axonométrica

Pele Exterior

Considerando as proporções da construção, o tratamento de sua fachada não foi fácil. Para evitar a monotonia de uma fachada fixa, nós projetamos um sistema de revestimento de madeira com ripas que mudam conforme o visitante se desloca ao redor do edifício: a faceta esquerda das ripas é pintada de laranja, a direita é pintada de verde e as facetas da frente são deixadas da cor natural. Desta forma, a visão frontal da fachada é completamente neutra e sua neutralidade recua quando a aparência torna-se oblíqua. A fachada principal é verde quando entra-se na escola e laranja quando se sai. Este efeito é uma iniciação às ilusões ópticas que têm grande valor educacional para o treinamento da mente. Cada escolha neste projeto foi feita considerando seu impacto no desenvolvimento psico-motor das crianças.

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec - Imagem 3 de 40
Cortesia de Paul Le Quernec

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Chemin des Petits Cailloux, 93210 Saint-Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec" [Nursery and Primary School in Saint-Denis / Paul Le Quernec] 08 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774849/creche-e-escola-primaria-em-saint-denis-paul-le-quernec> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.