Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 2 de 25Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 3 de 25Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 4 de 25Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 5 de 25Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Mais Imagens+ 20

Kahrizak, Irã
Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 13 de 25
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando nos foi oferecido este projeto, fatores como a localização, os problemas na região, a pobreza dos residentes e a determinação do cliente em melhorar as condições de vida em Kahrizak nos motivaram a encontrar as melhores soluções possíveis para construir acomodações apropriadas para o clima da região e a cultura dos moradores, de modo a definir uma tipologia de projeto e construção na área. Uma vez que existe um mito em nossa sociedade de que a boa arquitetura é o resultado imediato da boa oferta de dinheiro, sendo destinada somente aos ricos, o principal objetivo foi projetar uma construção que proporcionasse qualidade e acessibilidade. Este objetivo só poderia ser alcançado através da interação e cooperação eficazes entre o arquiteto, o cliente e os colaboradores.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 17 de 25
Implantação

Há um princípio histórico constante na arquitetura iraniana: a riqueza de detalhes em coexistência com a representação da simplicidade na escala geral que finalmente termina na fusão com o contexto e correspondendo às suas funções. Os construtores iranianos tradicionais construíram suas casas de formas sustentáveis e bioclimáticas. Essas considerações de arquitetura levaram à criação de uma variedade de tipologias em diferentes zonas climáticas do país. Decidimos ser fiéis a este princípio em nosso projeto.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 6 de 25
© Ashkan Radnia

A escolha do material foi um parâmetro significativo, principalmente porque tivemos que escolher algo acessível e fácil de transportar para o terreno. Como resultado, foram consideradas blocos de argila produzidos em uma fábrica próxima, o que significou uma diminuição considerável no custo de frete dos materiais. Os módulos foram construídos com tijolos e tentamos encontrar um material adequado para os quadros. O material menos caro e que nos deu a capacidade de criar nosso sentido desejado de espaço era o concreto. Desta forma, poderíamos reduzir o custo do projeto ao mínimo e usamos essa redução de custo para criar espaços internos de alta qualidade.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 22 de 25
Diagrama

Após desenhar o projeto começamos a treinar operários regionais. Para se certificar que eles seriam hábeis o suficiente para organizar os módulos finais, fizemos alguns módulos de teste antes da fase final de construção. A paciência, compreensão e confiança do cliente ajudaram no processo.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 5 de 25
© Parham Taghioff

A estreita colaboração entre arquiteto e cliente causou o progresso deste projeto num distrito esquecido e satisfez os residentes. As unidades foram vendidas durante a fase de construção com o mesmo preço de um edifício acabado no bairro, mesmo havendo diversos edifícios prontos à venda. Desta forma, atingimos a meta do cliente para obter lucro no projeto. Isso era o que todos procurávamos; a satisfação dos residentes, e os benefícios dos clientes; uma arquitetura adequada do ponto de vista dos arquitetos e um bom currículo para os construtores. Assim, todos os que, de alguma forma, foram envolvidos no projeto receberam o que alcançaram.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 7 de 25
© Parham Taghioff

Aplicação dos tijolos:

Como pode ser visto nas imagens, foram utilizados blocos de argila na fachada de um modo que cobrissem algumas partes dos terraços, de acordo com as razões mencionadas acima.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 25 de 25
Diagrama

As formas dos módulos de tijolos são baseadas em padrões geométricos iranianos; cada módulo foi desenhado de acordo com a função do espaço por trás dele, atingindo uma variedade nos módulos de tijolos, com coerência e homogeneidade. O resultado foi uma fachada suave para representar a arquitetura iraniana e a essência do residencial. Além disso, essa geometria é concreta para os trabalhadores locais e, portanto, facilita o processo construtivo. A geometria também está presente na arquitetura residencial tradicional de áreas desérticas do Irã.

Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio - Imagem 15 de 25
© Ashkan Radnia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Residencial Kahrizak / CAAT Studio" [Kahrizak Residential Project / CAAT Studio] 07 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774794/projeto-residencial-kahrizak-caat-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.