Observatório de Nuvens / Carolina González Vives

Observatório de Nuvens  / Carolina González Vives - Mais Imagens+ 11

  • Topografia: Susana Plasencia
  • Produção: Dorita Mittelman
  • Colaboradores: Ignacio Peinado, Isabel Negro, Ester Llamazares.
  • Arquiteta Responsável: Carolina González Vives (Ojo de Pez Arquitectura)
  • Contexto: Exposição de Design Casa Decor 2015
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Nacho Uribe Salazar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso trabalho começa observando o desempenho espontâneo dos oásis em geografias áridas, onde a combinação certa de sombra, vegetação e água refrigeram um ambiente aberto, com um consumo mínimo de energia. A eficiência dos ciclos fechados em experimentos de pesquisa aeroespacial apontam uma meta ambiciosa

© Nacho Uribe Salazar

Em paisagens bem abastecidas com água, a evaporação e condensação dissipam até 70% da radiação solar. Ao contrário do ar condicionado, que resfria um espaço aquecendo o vizinho, a energia embutida em partículas de vapor faz migrar para as camadas superiores da atmosfera, diminuindo o aquecimento do solo e dos materiais de construção. Por outro lado, os ecossistemas ativados mecanicamente, como máquinas de baixo desempenho energético, purificam a água in situ, usada para irrigação da vegetação e transpiração.

© Nacho Uribe Salazar

A tecnologia atual pode optimizar estes processos como um conteúdo de projeto na arquitetura: softwares modelam o movimento do ar, a radiação dos materiais e as temperaturas, de modo a definir formas e materiais para a preservação do ar refrigerado o máximo possível, aumentando a relação entre água, consumos de energia e nível de conforto.

O terraço de Casadecor no último piso tem sido uma boa oportunidade para testar esse conceito. Ele aparece como uma plataforma privilegiada sobre o tecido urbano apertado, oferecendo um contato direto com o céu urbano de enorme alcance.

© Nacho Uribe Salazar

Nosso objetivo tem sido o de preservar essa identidade, não doméstica, mas mais perto de uma paisagem, com o objetivo de construir um observatório atmosférico que aumente a percepção da dinâmica do ar e da água. Ao mesmo tempo, transformamos isso num mecanismo que mostra o enorme potencial do projeto arquitetônico, combinando forma, evaporação e sombras, para transformar a ilha de calor urbana num oásis fresco.

© Nacho Uribe Salazar

Poucos elementos são introduzidos: proteção contra sol e chuva é resolvida com a formação de nuvens baixas, três coberturas infláveis que completam o primeiro plano de água. Sua construção é muito leve e serve para sublinhar a espessura e densidade do ar, capaz de conter folhas plásticas suspensas. Abaixo delas, a vaporização forma um ar mais denso e fresco

© Nacho Uribe Salazar

Por outro lado, a geometria de inclinaçcões no pavimento e telhados continua com novas superfícies, como colinas artificiais, onde pode-se deitar e olhar para cima. Sua função é também de minimizar a presença das paredes perimetrais que delimitam o espaço.

© Nacho Uribe Salazar

Da mesma forma, imagens impressas em espelhos com diferentes inclinações encontram as paredes mais altas, para multiplicar em diferentes escalas da paisagem de nuvens e telhados

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Observatório de Nuvens / Carolina González Vives" [The Clouds Observatory / Carolina González Vives] 02 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774597/the-clouds-observatory-carolina-gonzalez-vives> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.