Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 2 de 24Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 3 de 24Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 4 de 24Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 6 de 24Centro Universitário des Quais / Auer Weber - Mais Imagens+ 19

  • Gerência De Projeto: Philipp Auer; Yvonne Meschederu e Eric Frisch
  • Equipe De Projeto: Christina Hahn, Peter Hofmann, Daniela Hohenhorst, Martin Klemp, Anne Krins, Christian Richardt, Bertram Wruck
  • Arquitetos Associados: Arodie Damian Architectures, Lyon, França / Christophe Damian, Blandine Rougon-Sarlin Vincent Floquet (gerente de projeto); Florian Mignot
  • Conceito Energético: Tribu, Lyon, França
  • Cálculo De Custos: Cholley Ingénierie, Villeurbanne, França
  • Projeto De Cozinhas: BETR, Vénissieux, França
  • Sistema De Orientação: Altitudes Développement, Lyon ; Sébastien Pradel Designer, Bron, França
  • Engenharia De Fatores Humanos: Essor Consultants, Lyon, França
  • Arquiteto Paisagista: Atelier Fontaine, Metz-Tessy / Annecy, França
  • Structural Engineering: Grontmij Sechaud Bossuyt, Saint Priest, França
  • Technical Installation: Grontmij Sechaud Bossuyt, Saint Priest, França
  • Acoustical Consultant: Acouphen, Pusignan, França
  • Cliente: Rectorat de l'académie de Lyon
  • Custo: 18,03 Mio. GBP (25,5 M €)
  • Cidade: Lyon
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 8 de 24
© Aldo Amoretti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Pôle Universitaire des Quais" está localizado no bairro universitário, na margem leste do rio Rhône, 7º arrondissement de Lyon, e dispõe de cinco instituições:

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 18 de 24
© Aldo Amoretti

O Instituto de Tecnologia (IUT) para cerca de 900 estudantes; o Departamento para Pesquisa e Ensino Superior (PRES); uma cantina com capacidade de aproximadamente 1.900 refeições; um dormitório com 200 leitos; e uma Casa Internacional de Línguas e Culturas.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 23 de 24
Planta Baixa - Térreo

A estrutura do edifício e o volume interior preveem uma separação clara entre as diferentes áreas do IUT e do PRES, bem como o alojamento estudantil e a cantina.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 14 de 24
© Aldo Amoretti

Os componentes individuais são englobados em um anel compacto em torno de um espaçoso pátio ajardinado, que retrata um limite representativo tranquilo do conjunto para o exterior urbano. O pátio, com suas áreas estratificadas funcionando como um "Forum" aberto, promove a comunicação entre as instituições individuais.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 21 de 24
Corte

A compacidade exterior do novo edifício universitário é suportada por uma fachada com pilares de concreto muito unidos. Aparenta ser um volume sutilmente estruturado para integrar o projeto em seu entorno, com respeito às cores e materiais. As características desta construção são definidas pela homogeneidade do concreto leve, a utilização de uma quantidade limitada de materiais diferentes, e a não utilização de elementos típicos de construção, como; parapeitos de janelas e persianas.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 10 de 24
© Aldo Amoretti

A estrutura uniforme na entrada principal é deliberadamente rompida, enquanto o bloco autônomo do PRES projeta-se significativamente em plano e altura. Uma camada de painéis de vidro verticais ajustáveis é usada na construção do anel, aparentemente sem tocá-lo, contribuindo assim para a sua função e localização oposta ao edifício existente de escritórios da Universidade.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 2 de 24
© Aldo Amoretti

O piso térreo e o primeiro pavimento são reservados ao saguão de entrada, o refeitório e as salas de aula. Nos pavimentos-tipo localizam-se escritórios, salas de conferências e apartamentos de estudantes. O auditório está incrustado no centro do bloco, criando espaço para um grande terraço acima, que está ligado ao pátio através de degraus. A rica vegetação do pátio cria um oásis na estrutura compacta urbana que faz do "Pôle Universitaire des Quais" uma parte significativa da vida urbana universitária.

Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber - Imagem 13 de 24
© Roland Halbe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:69007 Lyon, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Universitário "des Quais" / Auer Weber" [University Centre "des Quais" / Auer Weber] 02 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774441/centro-universitario-des-quais-auer-weber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.