Centro Educacional HF & VUC Fyn / CEBRA

Centro Educacional HF & VUC Fyn / CEBRA - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: CEBRA; CEBRA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Engenheiro: Henry Jensen
  • Construtor: H. Skjøde Knudsen
  • Cliente: HF & VUC Fyn
  • Cidade: Odense
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Mikkel Frost / CEBRA

HF & VUC Fyn

O escritório de arquitetura dinamarquês CEBRA completou um centro de educação de adultos no coração da cidade de Odense, na Dinamarca. Localizado ao lado da estação central, o complexo HF & VUC Fyn é um passo importante para a realização de um novo campus que liga o centro da cidade ao porto. Ao combinar elementos mais brutos de seus vizinhos industriais com um interior transparente, a escola visa estabelecer a ponte entre a escala do porto e da vida urbana. Seu exterior robusto e despretensioso é contrastado por uma diversidade espacial interna de formas arredondadas, que criam um ambiente de aprendizagem variado para 1.300 estudantes - uma escola com inspiração e cores vivas, que sugere continuamente novas formas de uso e abre espaço para as necessidades individuais de aprendizagem em um só edifício.

© Mikkel Frost / CEBRA

A escola se adapta aos estudantes

"A ideia básica era criar uma escola que não se parecesse com uma escola. Percebemos que temos de aprender constantemente a fim de se adaptar a uma realidade em constante mudança. Um centro de educação de adultos como o HF & VUC Fyn vai desempenhar um papel essencial na manutenção das competências de uma sociedade no futuro", explica o arquiteto e co-fundador Carsten Primdahl. "Por isso, é essencial que ela seja construída sobre valores duradoures que giram em torno do indivíduo. O edifício tem de se adaptar ao aluno e não o contrário. É por isso que o projeto se concentra em criar um edifício com ambientes especializados, mas diversas, onde os alunos podem encontrar espaços e configurações que correspondam ao seu estilo de aprendizagem preferido", ele continua.

© Mikkel Frost / CEBRA

Portanto, o projeto foi baseado na aspiração de criar um espaço versátil para uma cultura de aprendizagem, onde a educação forma uma parte inerente do crescimento pessoal do indivíduo adulto em ritmo com o desenvolvimento da sociedade. O edifício é caracterizado por um sistema de linhas curvas e formas arredondadas e seu programa conta com uma arena para ensino e aprendizagem, um local de trabalho e um espaço para encontros sociais, para um grupo diversificado de usuários.

© Mikkel Frost / CEBRA

O edifício foi organizado em torno de um átrio transparente, chamado Ágora, como o local de encontro público em antigas cidades gregas que constituíam o centro da vida política, espiritual e artística nas cidades. Este espaço central não só funciona como um fórum para atividades sociais, mas também como um ambiente de aprendizagem essencial na conexão e interação com as salas de aula e funções adicionais da escola. As formas arredondadas formam uma série de varandas e plataformas sobrepostas através do átrio, a fim de criar espaços de alturas duplas e triplas, com diferentes níveis de iluminação natural, transparência e intimidade.

Diagrama

Os níveis de atividade diminuem gradualmente a partir do Ágora. Para fora, os espaços são mais calmos e privados. Ao mesmo tempo, este princípio organizacional é transferido da planta ao corte, com os níveis mais altos de atividade e transparência no térreo e espaços para contemplação nos pisos superiores. As funções nos diferentes pisos são organizadas de tal forma que as relações entre as salas de aula e salas especiais permitem planos interdisciplinares e orientados para o projeto. Os estudantes podem, assim, utilizarem os espaços e ambientes que correspondem a seu estilo de aprendizagem individual.

© Mikkel Frost / CEBRA

O edifício e a cidade

Uma série de incisões curvas no edifício estende a sua linguagem formal à sua interação com a cidade. Em torno da entrada principal e do café no piso térreo, estas aberturas criam um espaço ao ar livre com telhado, enquanto abrem espaço para os terraços nos pisos superiores. Por um lado, os terraços oferecem vistas sobre para a cidade, áreas de lazer e zonas de estudo ao ar livre. Por outro lado, as incisões reduzem a dimensão do grande volume e acentua funções específicas.

© Mikkel Frost / CEBRA

As fachada possuem um padrão de placas e malha de alumínio para relacionar o edifício com o seu entorno, com os edifícios industriais do porto. Ao mesmo tempo, a combinação de placas sólidas e as malhas contribuem para uma expressão variada que muda os efeitos da luz solar ao longo do dia e das estações do ano. Além disso, algumas partes desta malha de alumínio são iluminadas com luzes LED, a fim de acentuar o edifício à noite.

© Mikkel Frost / CEBRA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Odense, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Educacional HF & VUC Fyn / CEBRA" [HF & VUC Fyn complex / CEBRA] 05 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774437/hf-and-vuc-fyn-complex-cebra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.