Casa Verde / Sean Godsell Architects

Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 2 de 32Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 3 de 32Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 4 de 32Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 5 de 32Casa Verde / Sean Godsell Architects - Mais Imagens+ 27

Melbourne, Austrália
  • Arquiteto Responsável: Sean Godsell
  • Equipe De Projeto: Sean Godsell, Hayley Franklin
  • Engenheiro Estrutural: Perrett Simpson Stanton
  • Design De Interior: Sean Godsell Architects
  • Consultoria Ambiental: Filter ESD
  • Consultoria Patrimonial: Michael Taylor Architecture + Heritage
  • Consultoria De Custos: Plan Cost Australia
  • Consultoria De Planejamento: Meredith Withers
  • Construtora: Sargant Constructions Pty Ltd
  • Cidade: Melbourne
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Algumas reformas e adições foram feitas em uma pequena cabana de madeira considerada patrimônio histórico, no interior suburbano de Melbourne. Os requisitos de planejamento, patrimônio e custos de construção, fundamentalmente, resultaram no projeto. Nosso cliente queria uma nova casa. Por razões duvidosas considerou-se que a casa existente possuía importância histórica. Nós não estávamos de acordo com esta avaliação, mas foi em vão. Porém, em vez de abandonar nosso cliente, acordamos em começar do zero, mantendo a parte frontal da residência e construindo de forma discreta a nova edificação na parte posterior do terreno. Analisei o projeto sob uma luz diferente e decidi revisitar alguns projetos que haviam me inspirado quando jovem arquiteto - "House in White" e "House in Hanayama No 3" de Kazuo Shinohara, e "Row House em Sumiyoshi" de Tadao Ando. Esta última é uma obra incrível, muitas vezes descrita como "fundamental para a segunda metade do século XX".

Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 7 de 32
© Earl Carter
Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 28 de 32
Planta de Situação
Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 26 de 32
© Earl Carter

Em términos simples, o interior da cabana foi remodelado para receber uma cobertura envidraçada sustentada por pilares de madeira que apoiam as vigas e os dois canhões de luz que dirigem a iluminação ao centro do espaço formado pela demolição de uma parede. Um pequeno pátio vinculado por paredes de concreto, que separa a casa do pequeno anexo, remete a "Row House". Para abordar as questões de sombreamento e vistas mantivemos uma altura relativamente baixa (3 metros) e para compensar a falta de insolação fizemos uma cobertura envidraçada com uma proteção automatizada de madeira. Este elemento protege o usuário do sol do verão, mas ao mesmo tempo possibilita ser configurado em várias maneiras permitindo a entrada do sol do inverno. Como a proteção é operada desde o interior, a forma da construção é alterada. Se o proprietário achar necessário, é possível usar a tipologia da cobertura como uma zona de estar ao ar livre. 

Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 5 de 32
© Earl Carter
Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 32 de 32
Planta Baixa

Terminamos o desenho deste projeto e o desenho da Hub RMIT também foi completado, servindo como uma comovedora lembrança, reforçando a ideia de que o poder da arquitetura é independente da escala.

Casa Verde / Sean Godsell Architects - Imagem 15 de 32
© Earl Carter

Originalmente publicado em Outubro 04, 2015.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Verde / Sean Godsell Architects" [Green House / Sean Godsell Architects] 29 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774318/green-house-sean-godsell-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.