Casa MR / idsp arquitetos

Casa MR / idsp arquitetos - Mesa, Sofá, CadeiraCasa MR / idsp arquitetos - Janela, FachadaCasa MR / idsp arquitetos - Fachada, AidoCasa MR / idsp arquitetos - Janela, FachadaCasa MR / idsp arquitetos - Mais Imagens+ 25

Indaiatuba, Brasil
  • Arquitetos: idsp arquitetos; idsp arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA Estúdio
  • Interiores: Raul Penteado Neto + Renata Boccia
  • Projetos Complementares: Omicro Engenharia
  • Paisagismo: Brotale , Pé de Café
  • área Do Lote: 550,00 m²
  • Autores: Raul Penteado Neto + Renata Boccia
  • Cidade: Indaiatuba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa MR / idsp arquitetos - Fachada, Janela
© MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido adotado evoca a ideia de um grande cubo branco escavado, rasgado e entrecortado por aberturas e planos em tijolos aparentes. As aberturas foram dispostas e dimensionadas no  grande volume branco, explorando uma estética antropomórfica, conseguida através do seu posicionamento e de suas proporções , onde é possível fazer em alguns momentos a leitura de olhos e bocas cuidadosamente posicionadas numa grande “cabeça cubista”. 

Casa MR / idsp arquitetos - Fachada, Janela, Aido, Pátio
© MCA Estúdio

Ainda sobre as aberturas, nos dormitórios e sala de tv foram utilizadas venezianas de madeira e anteparos de concreto aparente para proteção do sol direto e da chuva. Nas áreas sociais e de serviço, foram utilizadas grandes esquadrias de alumínio anodizado preto com vidro transparente, para deixar os espaços sempre repletos de iluminação natural e ventilação cruzada, dispensando o uso de ar condicionado e iluminação artificial durante o dia.

Planta - Térreo

A casa foi implantada de modo a ocupar o terreno na porção frontal, deixando a parte posterior do lote, exclusiva para a piscina e área de lazer. O terreno teve pouca interferência no seu formato original sendo escalonado em 2 platôs para baratear a construção. 

Casa MR / idsp arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira
© MCA Estúdio

A residência tem 2 pavimentos, contendo garagem, depósito, área social, escritório, serviços e lazer no piso térreo e área íntima com 3 suítes no piso superior. No Hall de entrada, a escada tem guarda-corpos em alvenaria, o que possibilita o uso da sua parte inferior como depósito, com porta para a garagem. Esta escada leva até uma passarela que faz a interligação entre as 2 alas do pavimento superior, situadas em lados opostos: ala dos filhos e ala do casal. A ala do casal, com dormitório, closet e banho fica disposta em cima da garagem, cozinha, despensa e lavanderia. A ala das 2 suítes dos filhos fica disposta sobre o escritório, lavabo e sala de tv.

Planta - Superior

 Na sala de estar e jantar, a comunicação com a cozinha e a sala de tv se dá através de 2 portas de correr de madeira que podem ficar abertas , integrado todos ambientes, ou fechadas, dependendo da utilização de cada espaço. Os interiores têm layout compacto e fluido, mobiliário com cores neutras e sóbrias, sem modismos, em uma base que dosa branco, cinza e madeira, reforçando o clima de modernidade tropical, despojamento, atemporalidade e aconchego solicitado pelos clientes.  

Casa MR / idsp arquitetos - Mesa, Bancada, Tijolo, Viga
© MCA Estúdio

Na área externa, há uma piscina raia com 12m de comprimento para a prática de natação e um anexo com espaço gourmet, churrasqueira, vestiário, sauna e academia, ligados a cozinha através de um pergolado suspenso por tirantes de aço na estrutura da casa. 

Casa MR / idsp arquitetos - Janela, Fachada, Jardim, Aido
© MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MR / idsp arquitetos" 22 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773871/casa-mr-idsp-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.