Casa Revista: a primeira casa fabricada digitalmente no Brasil

Materiais e sistemas construtivos estão evoluindo de forma bastante rápida no início deste século. Concreto, aço,vidro, tijolo e madeira, para cita apenas alguns dos materiais mais comuns da construção civil, abrem espaço agora para impressões 3D, cortadoras a laser e routers CNC que criam os componentes de uma arquitetura de construção cada vez mais veloz e eficiente.

No panorama nacional não é diferente e este ano foi construída a primeira casa fabricada digitalmente no Brasil: a Casa Revista. Fruto do trabalho de conclusão de curso de Clarice Rohde, ex aluna da FAU-UFRJ e atual pesquisadora do Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital (LAMO3D) da universidade, a casa foi construída no início deste ano a partir de 200 peças de compensado de madeira usinadas em uma router CNC.

Cortesia de Clarice Rohde

Baseada no sistema construtivo aberto da Wiki House - que disponibiliza gratuitamente os desenhos e detalhes online - a Casa Revista foi adaptada para um clima mais úmido e quente - característico do Rio de Janeiro - e teve as duas águas da cobertura desencontradas para garantir iluminação natural e ventilação cruzada. Além disso, o projeto previu o acréscimo de beirais e uma varanda, elementos tradicionais da arquitetura brasileira

Cortesia de Clarice Rohde

Após as modificações no projeto, o primeiro protótipo da Casa Revista em escala real foi construído em março deste ano na FAUUFRJ. Devido a uma limitação de materiais e da indústria nacional, a madeira escolhida foi a compensada envernizada. A usinagem das chapas levou dois meses e foi realizada por alunos do curso de arquitetura.

Cortesia de Clarice Rohde

Veja outros projetos universitários construídos no Brasil e no mundo, a seguir:

Os melhores projetos universitários do mundo construídos por nossos leitores

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa Revista: a primeira casa fabricada digitalmente no Brasil" 16 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773676/casa-revista-a-primeira-casa-fabricada-digitalmente-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.