Friends House / John McAslan + Partners

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 2 de 15Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 3 de 15Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 4 de 15Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 5 de 15Friends House / John McAslan + Partners - Mais Imagens+ 10

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 4 de 15
Cortesia de John McAslan + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Friends House (casa dos amigos) encontra-se dentro da rota de conservação de Euston e é o lar da Religious Society of Friends (Sociedade religiosa dos amigos- Quakers) na Grã Bretanha. O edifício de Grau II, Hubert Lidbetter, ganhou medalha de bronze RIBA em 1927. O espaço central é a "grande área de reuniões", com capacidade para 1.200 pessoas, desenhado para a Reunião Anual dos quakers, ainda se utiliza para este propósito uma vez ao ano.

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 2 de 15
Cortesia de John McAslan + Partners

Antes da nossa revitalização, alguns espaços estavam comprometidos, os assentos eram incômodos e as áreas da varanda em grande parte não eram utilizados, já que não incentivavam a plena participação no culto ou em eventos seculares. O novo esquema responde às necessidades da Sociedade dos Amigos, às pessoas com deficiência e outros usuários. Nossa visão era criar um lugar que expressasse os valores dos quakers na Grã Bretanha e transformasse a "grande área de reuniões" em um espaço versátil, acessível e sustentável.

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 9 de 15
Planta Baixa

Os programas sociais e de extensão na "casa dos amigos" oferecem um recurso considerável para a comunidade local de Camden já que a "grande área de reuniões" é alugada para os estudantes, para a comunidade e para os grupos políticos. No espaço revitalizado foi removida uma cobertura insensivelmente inserida, e graças a reconfiguração do espaço agora está apto para adaptar-se a uma série de trabalhos comunitários. 

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 3 de 15
Cortesia de John McAslan + Partners

Os quakers se comprometeram em ser uma sociedade sustentável e de baixa emissão de carbono, consequentemente o novo espaço é ventilado de forma passiva, por isso o edifício é o mais sustentável possível, considerando sua idade.

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 11 de 15
Corte

O novo desenho cria um espaço mais coerente, com assentos contínuos em desnível que possibilitam um espaço de reunião mais unificado. O esquema facilita o uso das pessoas com deficiência - não somente os usuários de cadeiras de roda, mas também as pessoas com dificuldades de visão e audição. O antigo piso em rampa não era compatível com as normas de acessibilidade, os degraus eram desiguais e estreitos e os assentos obsoletos dificultavam o deslocamento, enquanto as galerias não eram acessíveis a todos. Nosso desenho cria uma área plana porém grande no térreo, com uma disposição flexível na área central, o que possibilita a instalação de assentos tipo cabaret com mesas, espaços de exposição, eventos de orquestra e baile, assim como a disposição convencional de teatro.

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 8 de 15
Cortesia de John McAslan + Partners

Um dos elementos mais chamativos do novo espaço é a iluminação dramática da cobertura que inunda o volume interior com luz natural. A equipe se inspirou na obra de James Turrell, um artista estadunidense (e Quaker toda sua vida), aclamado por seu trabalho com a luz e o espaço. Desenvolvemos o desenho das aberturas zenitais com referência a obra de Turrell - a nova claraboia de vidro por cima do grande espaço de reuniões evoca uma poderosa interação, desenhando a cobertura justamente abaixo do centro do espaço transformado. 

Friends House / John McAslan + Partners - Imagem 13 de 15
Corte

Nossa intenção foi criar uma atmosfera que refletisse e expressasse os valores pelos quais os quakers procuram viver sua vida, baseados em igualdade, respeito pelo meio ambiente, justiça, simplicidade e paz. A "grande casa de reuniões" se transformou em um espaço de congregação tranquilo e luminoso. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Friends House / John McAslan + Partners" [Friends House / John McAslan + Partners] 17 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773442/friends-house-john-mcaslan-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.