Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero

Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: Juan David Botero; Juan David Botero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sto
  • Equipe: Maria Fernanda Vasco O, Carla Cristina Gil, Jorge Adrian Gaviria, Catalina Jaramillo, Daniel Santiago Herrera, Elías José Gomez, Víctor Hugo Rodriguez, Alejandro Naranjo, Oscar Santana
  • Arquitecto Asesor De Diseño: Carlos Mario Rodriguez
  • Promotor : Prefeitura de Medelin - Obras Públicas
  • Engenheiros: Sergio Alberto Cuervo (Eng. Civil), Luz Tatiana Medina (Eng. Civil), Lady Orjuela (Eng. Florestal)
  • Engenhairo Calculista: Gabriel Gutiérrez Ingenieros, Jaider Sepulveda
  • Consultor De Luminotécnica: Ligth Cube
  • Consultor Bioclimático:  PVG Arquitectos
  • Estudo Do Solo: Suelo y Ambiente
  • Construção: Consorcio Bicentenario 2010
  • Cidade: Medelin
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Isaac Ramírez Marín

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em comemoração dos 200 anos da independência da Colômbia, a prefeitura de Medellín decidiu desenvolver um projeto urbanístico e arquitetônico que cria um impacto social, ambiental e espacial em um setor que, ao longo dos anos, foi se deteriorando pela invasão de edifícios não planejados e uso indevido de recursos naturais.

Planta Nivel -5

Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero - Mais Imagens+ 39

O projeto faz parte do plano diretor de PUI-Central, localizado no entorno do bairro Boston, no distrito 10 de Medellín, entre as quadras 39 e 36 e ruas 54 (Caracas) e 51 (Praia). O seu critério de localização responde à necessidade de recuperar um elemento histórico e natural como a Quebrada Santa Elena, uma fonte de água importante para a memória coletiva das pessoas, onde está o primeiro assentamento que deu origem à cidade e que pretende ser o eixo estruturador do projeto de recuperação de seu valor histórico.

© Isaac Ramírez Marín

O projeto propõe uma nova área de intervenção no espaço público de 21.620 metros quadrados, através do qual a recuperação do espaço físico e ambiental da Quebrada Santa Elena foi planejada com uma plantação considerável de flora nativa e um projeto paisagístico, consolidando o setor como um novo playground com instalações recreativas, acompanhadas de um teatro aberto e uma instalação digital interativa de água.

© Isaac Ramírez Marín

O projeto também possui um equipamento cultural de 3.800 metros quadrados, um museu chamado Casa da Memória, que pretende estabelecer-se como um lugar de memória das vítimas de violência, promovendo os seus espaços que permitem a reconstrução e divulgação das inserções da memória histórica com exposições do museu, com o objetivo de transformar atos violentos na aprendizagem social. É uma desculpa para encontrar nesta cidade um espaço onde os cidadãos possam se reunir para rever a nossa história e serem capazes de fazer a transição da escuridão da morte que varreu as ruas durante décadas à luz de esperança para conseguir viver frente uma cidade que é construída com novos espaços.

Secciones 1

A partir dessa premissa, o edifício se desdobra como um túnel que visa a criação de sensações em sua rota de transição da escuridão à luz, apoiado por painéis que contam histórias de forma interativa. É uma viagem pela história deste conflito que já dura mais de 40 anos.

© Isaac Ramírez Marín

Seu programa foi desenvolvido em três níveis; o intermediário (N 0.0) que possui o acesso, depósito e dois grandes pavilhões de exposição; um nível mais elevado (4,00 N), onde está o Centro de Documentação, Arquivo e Espaço para Consulta; e um nível mais estreito (N-5,00 e -6,50), onde estão as oficinas educativas, auditório para 270 pessoas, escritórios administrativos, Galeria Infantil, Galeria de Saída, restaurante, loja e áreas técnicas.

© Isaac Ramírez Marín

A estrutura será mista, com varandas e lajes de concreto que receberão o programa, cercada por um esqueleto de metal que conforma as paredes do envelope e da cobertura do edifício. É uma grande pele dobrada que dá uma imagem unificada do edifício. O edifício conta com ações passivas, como uma câmara de ar para o controle térmico, ventilação natural adequada para remover o ar quente na câmara e espaços subterrâneos, e paredes em um ângulo para evitar a incidência solar direta.

© Isaac Ramírez Marín

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Medelin, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Casa de la Memoria / Juan David Botero" [Museo Casa de la Memoria / Juan David Botero] 10 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773399/museu-casa-de-la-memoria-juan-david-botero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.