Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 2 de 12Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 3 de 12Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 4 de 12Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 5 de 12Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Mais Imagens+ 7

  • Sócios: TECH/M&G
  • Contratista Principal: FRANCILIA
  • Cliente: RIVP – Régie immobilière de la ville de Paris
  • Orçamento: 3 M€
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 6 de 12
© Sergio Grazia

O bairro e a Passagem de Merlun

Idealmente localizado em uma vizinhança de classe trabalhadora com construções urbanas variadas perto de Buttes Chaumont, este local está em uma rua razoavelmente pequena, não muito longe das lojas de Rue de Meaux. Passage de Melun é uma rua densa, estreita e pequena, com construções alcançando uma altura média de 20 metros ou seis pavimentos.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 10 de 12
© Sergio Grazia

O local

Apesar do local ser difícil, por ser pequeno (30 metros de largura e 12 metros de profundidade) e sem jardim, tem uma grande qualidade devido à possibilidade de alcançar um acordo para compartilhar a área do pátio com o projeto adjacente. Essa é uma oportunidade de ouro para criar plano de bloqueio eficiente, generoso e contemporâneo que contribua tanto para o perfil da rua quanto para a qualidade doa apartamentos e vizinhança.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 11 de 12
Planta Pavimento

Perfil da rua

Baseados na suposição que, em uma área urbana densa, é mais agradável viver em um pavimento elevado, construímos verticalmente até o nível do sexto andar. A vista da Torre Eiffel dos quinto e sexto níveis foi uma atração convincente para nosso plano de “habitação social”. Essa ideia nos inspirou a criar dois “quarteirões de torres”, pequenos e regulares, separados por um espaço onde árvores são plantadas. Esse espaço, cortado por “passarelas-varandas”, permite a passagem do sol pelo lado sul e fornece aos moradores uma vista ampla do canto interno do pátio. Esse feixe de luz do sol brilhando sobre o caminho garante a qualidade duradoura e o equilíbrio do novo perfil da rua, o que seria, em outras circunstâncias, imerso na sombra desse novo projeto.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 3 de 12
© Sergio Grazia

Nosso projeto se inspira nas condições ambientes através do uso máximo de um espaço pequeno, mas em troca fornece um jardim ensolarado que é desfrutado tanto por moradores do nosso projeto quanto por transeuntes. Nossa planta tipo minimiza o impacto do patamar pelo fornecimento de dois apartamentos - de dois e três dormitórios – e um terceiro que é acessível via passarela que também atua como uma sacada particular.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 7 de 12
© Sergio Grazia

Qualidade real de apartamento

Lares

Nossa abordagem consiste em fornecer a cada apartamento todas as características de arquitetura de alta qualidade em um índice de densidade relativamente alto, independentemente do tipo de casa, seja apartamentos de dois até quatro dormitórios:

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 9 de 12
© Sergio Grazia

- Janelas grandes;
- Apartamentos de três dormitórios transpassados (abrindo em dois lados opostos), apartamentos de dois dormitórios de canto no sul e leste, e apartamentos de quatro dormitórios abrindo em três lados;
- Quartos bem-proporcionados, de ocupação agradável, dando em sacadas e pátios;
- Quartos grandes que podem ser usados facilmente para outras funções;
- Cozinhas espaçosas e bem iluminadas, conectadas diretamente a sacadas, com um bom espaço para refeições.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 4 de 12
© Sergio Grazia

Essas sacadas de tamanho confortável garantem o máximo aproveitamento e a ligação do ocupante com seu apartamento. Há apartamentos duplex nos quinto e sexto pavimentos.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 12 de 12
Corte

Áreas comuns no térreo

O saguão de entrada com jardim de inverno, que ocupa toda a área entre a rua e o pátio interno, é um espaço generoso e agradável para reuniões. Seu perfil simples torna sua manutenção fácil. Nós plantamos um estrato com árvores nessa área, criando uma densa folhagem que é visível de todos os pontos. O chão é coberto por resina roxa e as colunas em V que sustentam a construção são de concreto aparente.

Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture - Imagem 8 de 12
© Sergio Grazia

Dois espaços fechados acomodam o bicicletário e a sala para equipamentos de jardinagem. O projeto é desenvolvido em uma “pele” de metal iridescente (feito de painéis de alumínio de 50 cm de largura e 2,60 m de altura revestidos em pó Gold Perla, produzidos por Arcelor Mittal) que muda de cor de acordo com a variação de luz e estação.  Nesse projeto, nos reconciliamos arquitetura contemporânea com a funcionalidade e conforto de um conjunto habitacional pequeno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Passagem de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture" [Passage de Melun / Gaëtan Le Penhuel Architecture] 10 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773106/passagem-de-melun-gaetan-le-penhuel-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.