Rue du Charolais / Eva Samuel

Rue du Charolais / Eva Samuel - Mais Imagens+ 14

  • Contratante Principal: Eva Samuel architecte et associés
  • Arquitetos Assistentes : S. Romain, P. Amella
  • Economia: Michel Forgue
  • Estrutura: EVP
  • Fluidos: Bethac
  • Acústica: AYDA
  • Construção: Bateg
  • Proprietário: ICF La Sablière
  • Custo: 17,1 M€ HT
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Clément Guillaume

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício desenvolve-se e dobra-se à paisagem da estrada de ferro e o tecido urbano composto. No novo bairro de Charolais, uma residência social de 281 dormitórios atua como o ponto de partida de um novo lote para o desenvolvimento e se incrusta no tecido suburbano existente e sua extensão dos anos 80 e 90. No terreno adquirido de antigas instalações ferroviárias, o edifício oferece uma nova fachada urbana na parte sul, melhorando assim a entrada da cidade para os viajantes da estrada de ferro utilizando a estação Garde de Lyon.

© Clément Guillaume

Ao norte, na rua du Charolais, a presença da creche é representada por um volume projetado para a rua. Desenvolve-se a parte de dentro para criar um jardim interior ao redor de árvores existentes para, assim, beneficiar a todo o bairro. A oeste, a nova rua Jorge Sumprún, alinha-se com apartamentos tipo estúdio e apartamentos residenciais. As perspectivas foram desenhadas de tal maneira a criar vistas cômodas e estruturar um pátio comum com os edifícios existentes. As geometrias angulares são resultado desta otimização, que, além disso, garante uma porosidade visual e solar dentro da ilhota. Por último, por meio da nova paisagem, abrimos a ilhota por completo, o que permite uma circulação contínua para os pedestres que vão da creche para o novo bairro.

Planta Pavimento

Programa e Materialidade

A combinação de programas realça o que é uma operação completa a nível urbano. A base unitária é um pedestal que associa a dimensão coletiva da creche, a residência social e os apartamentos, em uma mesma materialidade: o muro cortina de vidro transparente e esmaltado. Portanto, as limitações urbanas desaparecem na resolução espacial que oferece um generoso acolhimento à população desfavorecida que ocupa a residência social.

© Clément Guillaume

As diferenças nos tons de revestimento (chapa branca metálica e aço inoxidável de bronze) facilitam a recomposição da paisagem urbana e garantem a transição de escala entre a zona industrial (ZAC) e o edifício restaurado.

© Clément Guillaume

A creche

Beneficiando-se de sua pequena escala, que se estende de acordo com o princípio da um pedestal que se estira e dobra para manter sua distância do edifício principal de residências e para rodear o pátio do estabelecimento. Ainda que o edifício da creche esteja incrustado no espaço interno do edifício da residência, ele segue sendo totalmente independente do ponto de vista funcional. A creche oferece serviços a 60 crianças: bebês e crianças pequenas no térreo e piso principal e, a meio nível e no primeiro piso, crianças da pré-escola.

© Clément Guillaume

A medida que se relacionam entre si por meio de suas divisões de vidro, os espaços de vida parecem maiores do que são, graças aos reflexos e transparências. Feixes de luz na cobertura proporcionam uma iluminação suave e difusa. Com suas plantas e pedras brancas, o jardim do pátio soma-se à luz natural no coração do edifício. O pátio amplo (270 m2) ocupa a parte do lote com as árvores existentes. O pátio é complementado no primeiro piso com uma grande varanda com jogos (110 m2) para as crianças maiores.

Planta Pavimento

Apartamentos Familiares

O novo edifício de apartamentos coletivos é acessível por meio do passeio que conduz às residências. Todos os apartamentos gozam de luz matinal na cozinha, graças à otimização da distância entre o edifício e os edifícios existentes que estão enfrente a ele. A maioria dos apartamentos também conta com espaços exteriores.

© Clément Guillaume

A residência social

A residência inclui uma parcela reestruturada e ampliada ao sul e leste. Estas extensões melhoram a qualidade de vida nos estúdios. O hall de entrada às residências une o novo programa (46 apartamentos) às unidades renovadas (235 apartamentos) em um espaço muito orgânico que considera os diferentes lugares e abre-se a uma varanda com orientação sul.

© Clément Guillaume

Estas unidades distribuem-se de acordo com um plano duplo:

-Exterior, por meio da varanda-escada, que oferece espaços coletivos de descanso em cada nível;
-Interior, por meio de uma reestruturação das distribuições de solo que proporcionam luz natural em todas as áreas.

O pavimento superior da residência se beneficia de uma vista excelente sobre a paisagem, a enorme malha de vias e vigas da estação ferroviária.

© Clément Guillaume

Os apartamentos

As vantagens de um terreno compacto permitem decompor os diversos usos em sequências e conferir um certo grau de autonomia. A área para dormir distancia-se da área de cozinha. Este estiramento do estúdio oferece uma sensação de amplitude. Aberturas largas levam ao jardim, por um lado, e ao amplo horizonte, pelo outro.

© Clément Guillaume

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue du Charolais, 75012 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rue du Charolais / Eva Samuel" [Rue du Charolais / Eva Samuel] 07 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772930/rue-du-charolais-eva-samuel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.