Loft Industrial Grober / Meta-studio

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 2 de 20Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 3 de 20Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 4 de 20Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 5 de 20Loft Industrial Grober / Meta-studio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Meta-studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lluis Carbonell
Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 6 de 20
© Lluis Carbonell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando entramos pela primeira vez na antiga fábrica têxtil Grober, situada no bairro de Gracia de Barcelona, totalmente vazia, porém tão repleta de história, sentimos a total liberdade que nos oferecia aquele lugar para poder projetar qualquer apartamento que pudéssemos imaginar.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 20 de 20
Axonométrica

Um dos requisitos indispensáveis foi o de manter o caráter diáfano e aberto, sem prescindir de espaços mais domésticos que permitam manter uma certa intimidade. Por isso, criamos uma área diurna, totalmente aberta que aproveita-se das vantagens que oferece um loft: grandes alturas, conexões visuais a todo o espaço e uma grande abertura de perspectiva. Apesar disso, ao mesmo tempo, pensou-se também em uma área noturna, mais doméstica, composta por dois dormitórios e o banheiro principal, delimitada pelo mezanino e separada por uma biblioteca.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 9 de 20
© Lluis Carbonell

Dessa forma, o piso fica configurado em uma zona diurna formada por um salão-sala de jantar e cozinha aberta no térreo, e um mezanino em conexão visual direta com o espaço inferior. No mezanino, localiza-se um escritório, um banheiro e uma segunda sala, que se transforma num dormitório de hóspedes caso seja necessário.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 7 de 20
© Aitor Estévez
Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 14 de 20
Planta Térreo
Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 5 de 20
© Aitor Estévez

Foi feita uma nova escada que liga o mezanino à varanda, aproveitando o antigo espaço da empilhadeira da fábrica.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 2 de 20
© Aitor Estévez

Para tentar conservar ao máximo a proporção livre da planta quase quadrada (8,40 x 8,60 metros) decidiu-se deixar o mezanino totalmente aberto, o que permitiu conservar conexões visuais de uma área a outra. A formação de uma grade ao longo do perímetro do mezanino não somente permitiu salvar a diferença de altura do teto à subida ao mezanino, quanto, além disso, limpa o visual no térreo e cria um novo espaço para se sentar e contemplar o conjunto do loft, onde se estabelece o maior diálogo entre as duas salas.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 3 de 20
© Aitor Estévez

Um dos principais desafios do mezanino foi alcançar uma maneira de salvar a altura das treliças metálicas, para poder passar de um lado a outro neste espaço sem precisar colocar duas escadas. Por isso, decidimos criar uma escada móvel que deslizasse através de um guia colocado ao longo da biblioteca e que daria acesso a qualquer parte do mezanino.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 16 de 20
Corte Longitudinal 1

Quanto aos materiais, o projeto pretende conservar um caráter neutro que permita ressaltar, sobretudo, os materiais originais. Grandes janelas, vigas de madeira e treliças metálicas tinham em si um caráter tão forte que o restante deveria ser adaptado de maneira natural ao espaço, como se sempre tivessem estado ali. Os materiais escolhidos serão a madeira (piso em carvalho no térreo, e pranchas de vidoeiro para o piso do mezanino e os móveis) e o ferro (soquetes em forma de U, a escada, os pés das mesas, etc.) para seguir a estética do local.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 4 de 20
© Lluis Carbonell

Os materiais, por sua vez, servem para delimitar as diferentes instâncias do piso, sem ter que utilizar divisórias. É o caso da bancada da cozinha, que estende-se em forma de barra, criando uma separação visual entre a cozinha e a sala de jantar. Para delimitar a sala de jantar, utilizou-se ladrilho de mosaico hidráulico, que tanto caracterizaram o apartamento barcelonês do século XIX, com tonalidades neutras e geométricas.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 17 de 20
Corte Longitudinal 2

Os móveis foram desenhados especialmente para o projeto. Utilizou-se para sua criação materiais de pedra, madeira e ferro. A mesa central da sala foi feita em mármore branco de macael, tão típico dos bares de Barcelona, modernizado a partir de um suporte de madeira que descansa sobre pés de ferro.

Loft Industrial Grober / Meta-studio - Imagem 12 de 20
© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila de Gràcia, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loft Industrial Grober / Meta-studio" [Industrial Loft Grober / Meta-studio] 05 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772858/loft-industrial-grober-meta-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.