The Big Horn / Mezzo Atelier

The Big Horn / Mezzo Atelier - Mais Imagens+ 12

  • Produção: Mezzo Atelier With Walk&Talk Azores
  • Participantes Do Workshop: Carolina Costa, Emanuel Gomes, Joana Cordeiro, João Arruda
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Sara Pinheiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta intitulada “The Big Horn”, de Mezzo Atelier, é uma instalação temporária para a quinta edição do Public Art Festival Walk&Talk Azores. O projeto foi desenvolvido a partir de uma residência artística no espaço principal do festival que, a cada ano, durante duas semanas, recebe os mais variados tipos de eventos e se torna um ponto focal para artistas e moradores da região.

Planta Baixa

O espaço existente, que conecta a rua e as galerias dentro do edifício “ocupado”, apresentava uma circulação deficiente, com o acesso principal acontecendo através de uma pequena porta no nível superior. A intervenção aproveitou a situação e transformou o problema e um potencial, expandindo a “tímida” porta para as paredes laterais e criando uma rampa que faz suavemente a transição entre os dois níveis, tornando-os acessíveis a todos.

Cortesia de Mezzo Atelier

Esse gesto prático e forte criou um espaço – que se assemelha a um chifre [horn] – que, metaforicamente, convida as pessoas a caminhar e visitar as exposições e oficinas dentro do edifício. Completamente construída com madeira local e apelidada de cryptomeria, a estrutura é fechada em uma das extremidades e vai gradativamente se abrindo.

© Milton Pereira

Mas “The Big Horn” não é apenas um porta em um centro de artes. Com efeito, a instalação temporária revela um programa dinâmico que demanda um espaço flexível. Com uso intenso quase 24 horas por dia, durante duas semanas, a instalação abriga um bar com uma área de serviços, uma lojinha e um espaço para encontros, concertos e apresentações.

© Rui Soares

A criação de mobiliário site specific foi essencial para o sucesso do projeto: mesas de café, banquinhos e diferentes tipos de cadeiras foram construídas com madeira no local com a colaboração de estudantes de arquitetura que participaram da residência de três dias com Giacomo Mezzadri e Joana Oliveira do Mezzo Atelier. As peças de mobiliário foram rapidamente apropriadas pelas pessoas e constantemente deslocadas, criando layouts que respondem às necessidades de cada momento.

© Sara Pinheiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Big Horn / Mezzo Atelier" [The Big Horn / Mezzo Atelier] 02 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772834/the-big-horn-mezzo-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.