Casa Duna / Marc Koehler Architects

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 2 de 18Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 3 de 18Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 4 de 18Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 5 de 18Casa Duna / Marc Koehler Architects - Mais Imagens+ 13

Terschelling, Países Baixos
  • Arquiteto Responsável: Carlos Moreira
  • Gerente De Execução: Thomas Welink, Annemarie Swemmer
  • Equipe De Projeto: Kasia Heijerman, Miriam Tocino, Anna Szcsurek, Jakub Zoha
  • Descrição Técnica E Execução: AchterboschZantman architecten
  • Construtora: P.A. Wiersma Aannemingsmaatschappij BV
  • Construtora Do Interior: Koen Vieugel
  • Instalações: Bakker Installatietechniek
  • Construção Dos Envidraçamentos: Huijberts Gevelbouw
  • Cidade: Terschelling
Mais informaçõesMenos informações
Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 8 de 18
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Duna, parcialmente enterrada nas dunas da costa norte da ilha de Terschelling, ergue-se na paisagem e observa o visual deslumbrante do Mar do Norte.

As forças da natureza predominantes no local - o mar, o sol e os padrões de vento locais - determinam o projeto de tal forma como se tivessem esculpido a casa. É, acima de tudo, um projeto muito contextual e cada material foi escolhido após uma análise aprofundada das cores e texturas encontradas no entorno.

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 7 de 18
© Filip Dujardin
Planta Baixa - Térreo
Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 2 de 18
© Filip Dujardin

Isso resulta num objeto arquitetônico peculiar, um diamante de madeira que é experienciado de forma muito diferente a partir de cada um dos seus lados, totalmente integrado à paisagem e com uma forte conexão, ainda que sutil, entre seu interior e o entorno imediato.

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 4 de 18
© Filip Dujardin

A casa, como um loft, recria a experiência de um passeio nas dunas, em um "promenade architecturale" interior espiralado em torno de seu núcleo, como um caminho contínuo de plataforma em plataforma, cada um poucos degraus maior que o outro. Isso gera diversas relações espaciais e visuais interessantes entre cada um dos espaços, mas também para a paisagem, pois cada abertura foi desenhada, dimensionada e posicionada de uma maneira específica, sempre relacionada com as funções associadas a cada espaço.

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 3 de 18
© Filip Dujardin

Através do diálogo intensivo entre o arquiteto e os clientes, um projeto totalmente sob medida, para cumprir todos os seus desejos, tornou-se possível. O projeto teve uma abordagem holística, em que cada detalhe foi cuidadosamente pensado, sem nunca perder de vista as principais ideias por trás da proposta, que integra paisagem, arquitetura e design de interiores num só.

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 6 de 18
© Filip Dujardin

Este respeito para com o entorno também foi traduzido na escolha de um método construtivo que utiliza painéis de madeira pré-fabricados modulares, desenhados através de software BIM, o que permitiu reduzir drasticamente o tempo de construção. O uso intensivo de madeira, a implementação de métodos passivos para evitar ganhos e perdas de calor indesejados, combinados com a auto-geração de energia através de painéis solares e biomassa, tornam o projeto muito ambientalmente amigável, com uma pegada ecológica mínima.

Casa Duna / Marc Koehler Architects - Imagem 5 de 18
© Filip Dujardin

Originalmente publicado em Setembro 01, 2015. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Duna / Marc Koehler Architects" [Dune House / Marc Koehler Architects] 01 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772717/casa-duna-marc-koehler-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.