Casa Fatia / Saunders Architecture

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 1 de 12
© Bent René Synnevåg
Haugesund, Noruega

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 2 de 12Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 3 de 12Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 4 de 12Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 5 de 12Casa Fatia / Saunders Architecture - Mais Imagens+ 7

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como consequência da recessão econômica global e aumento da centralização, arquitetos em todo o mundo têm assumido o desafio de projetar casas pequenas. As boas ideias de projeto são, muitas vezes, inversamente proporcionais às áreas das edificações.

Um pequeno projeto de apenas 15 m² é tão susceptível de dar ao arquiteto uma tarefa agradável quanto uma enorme edificação de 5.000 m². Uma redução significativa de tamanho e orçamento não é necessariamente sinônimo de engenhosidade reduzida. Projetar pequenas residências concede uma maior sensação de liberdade. São ideais para jovens arquitetos para iniciar suas carreiras.

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 6 de 12
© Bent René Synnevåg

"Como podemos tirar o máximo proveito deste projeto?". Foi essa a pergunta que Saunders e seus colegas tinham em mente quando se reuniram para desenhar o quarto de hóspedes exterior que o cliente requeria. Eles trabalharam com as premissas dadas pelo terreno, e isso significava preservar as antigas árvores ameixeiras existentes no jardim. Como resultado, as ameixeiras agora crescem através do edifício triangular, sem serem incomodados. As cores contrastantes do exterior preto contra o branco interno ajuda a dar a impressão de o edifício ser "uma fatia" no jardim.

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 9 de 12
Fachada

Artistas por vezes trabalham no campo dos arquitetos, e às vezes arquitetos trabalham na intersecção entre arte e arquitetura. Saunders acredita que é mais fácil deixar a fantasia correr solta em pequenos edifícios. Pelo menos, a chance de sucesso é maior. Artistas como Doug Aitken e Olafur Eliasson também fizeram pequenas casas. Talvez as pequenas casas com suas formas esculturais estejam na fronteira entre arte e arquitetura?

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 7 de 12
© Bent René Synnevåg

"Fatia" descreve a pequena casa que o arquiteto Todd Saunders desenhou num pequeno jardim em Slåttevik, periferia de Haugesund, na Noruega. O desafio era: como é que vamos projetar uma casa de 15 m² da maneira mais excitante possível? A edificação teria que ser pequena, mas com um design perfeito.

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 8 de 12
Planta Baixa

Os fundamentos para esta casa são: um lugar agradável para passar uma tarde, uma noite, e para começar um dia. No final, "Fatia" tornou-se mais do que aquilo que normalmente esperamos de uma casa, e também mais incomum.

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 5 de 12
© Bent René Synnevåg

Esticar o terraço resultou num dormitório maior e uma forma escultural que enquadra toda a casa, enquanto conforma um quintal.

Texto: Tone Rønning Vike

Casa Fatia / Saunders Architecture - Imagem 3 de 12
© Bent René Synnevåg

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Fatia / Saunders Architecture" [Slice / Saunders Architecture] 30 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772629/slice-saunders-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.