José Rollemberg: Habitação e Espaço Público

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco a palestra de José Rollemberg sobre Habitação e Espaço Público. No vídeo, Rollemberg parte da análise de três projetos de escala urbana, em São Paulo, para discutir e recapitular os conceitos vistos na disciplina que ministrou no curso de pós-graduação Habitação e Cidade.

São apresentados e discutidos por meio de fotos, plantas, cortes e perspectivas, os projetos do CECAP Guarulhos, o Parque Tietê e o Parque da Grota. O arquiteto traz também trechos de textos e citações para comentar as concepções de espaço público que cada projeto traz.

"A ideia do urbanismo moderno é que o espaço público é um grande gramado, um grande espaço verde onde os edifícios pousam. E isso tem uma força fantástica (…)Você vai lá dar aula pro terceiro semestre de urbanismo e o cara vem no dia seguinte com o trabalho pronto: ele pintou uma folha toda de verde… hoje em dia ele coloca umas ciclovias também. E os prédios são sobre pilotis. É muito forte essa imagem! A juventude acha que o urbanismo é isso, que já está resolvido. Mas será que é isso mesmo?"

José Rollemberg possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é arquiteto da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor da Escola da Cidade e da Universidade Anhembi Morumbi.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "José Rollemberg: Habitação e Espaço Público" 29 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772611/jose-rollemberg-habitacao-e-espaco-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.