Google: Project Sunroof mostra quanto se pode economizar com a instalação de painéis solares nas coberturas

Como prova de seu entusiasmo pela popularização do uso de fontes renováveis de energia, a Google (Alphabet) apresentou os avanços do Project Sunroof, uma ferramenta digital e gratuita desenvolvida pelo engenheiro Carl Elkin que permitirá a qualquer proprietário de uma residência estimar quanto dinheiro ele pode economizar com a instalação de painéis solares na cobertura de sua casa, além de estabelecer o contato com fornecedores locais.

Sobre a origem do projeto, Carl Elkin explica no Google Green Blog: "Me surpreende a quantidade de pessoas que pensa 'minha cobertura não é suficientemente ensolarada para (obter energia) solar', ou '(a energia) solar é muito cara'. Certamente muitos deles estão perdendo uma possibilidade de economizar dinheiro e ser sustentáveis.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Com um avanço de 20%, o projeto atualmente se encontra em etapa de testes em três regiões dos EUA: a Baía de San Francisco, Fresno e Boston. Os usuários podem indicar as coordenadas de sua residência e seus custos mensais de consumo energético e, a partir daí, a ferramenta mostrará as estimativas de economia total considerando uma série de variáveis cujos dados são obtidos através de imagens de satélite de alta resolução do Google Earth: orientação, energia solar incidente durante o ano, sombras de edifícios e árvores adjacentes e as condições climáticas locais.

Para determinar se a energia solar é uma opção real de economia, o Projetc Sunroof sugere uma série de fatores a serem considerados:

  • Ser dono de sua própria casa.
  • Ter uma cobertura que não receba sombras de elementos adjacentes e esteja em boas condições.
  • Ter um consumo moderado de eletricidade.
  • Ter uma boa avaliação financeira de seu banco, caso queira financiar seu próprio sistema captação.

Para mais informações, clique aqui.

Interface beta de Project Sunroof. Imagem © Google
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Google: Project Sunroof mostra quanto se pode economizar com a instalação de painéis solares nas coberturas" [Google: Project Sunroof busca saber cuánto puedes ahorrar si instalas paneles solares en tu cubierta] 25 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772379/google-project-sunroof-mostra-quanto-se-pode-economizar-com-a-instalacao-de-paineis-solares-nas-coberturas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.