Arte e Arquitetura: MacroMural Barrio de Palmitas, México

Próximo à Cidade do México encontra-se Palmitas, no muncípio de Pachuca, uma área que, há alguns meses, começou a criar o MacroMural Barrio de Palmitas, um projeto massivo de arte urbana com a intenção de unir a comunidade local. A ideia surgiu do governo local, o projeto foi executado pelos artistas urbanos autodidatas Germen.

Utilizando a arquitetura existente situada na colina predominante da localidade, o coletivo Germen criou uma intervenção artística em multi-perspectiva, a qual toma como inspiração uma das formas de arte mais reconhecidas do México - o muralismo -, e adiciona um novo sentido de perspectiva e de comunidade a esta tradição histórica.

A photo posted by Kot Sıfır (@kot0com) on

Realizado de maneira distinta ao muralismo original, este projeto inclui um maior foco nos elementos de "unidade", numa tentativa de criar um mural contemporâneo, distinto do tradicional, atuando como estratégia para o desenvolvimento da comunidade ao fomentar a participação local durante o processo de projeto e celebrando eventos coletivos enquanto o macro mural estava sendo pintado.

O mural abrange mais de 209 casas e 20 mil m², envolvendo aproximadamente 450 famílias, 1800 pessoas. Nos últimos meses, o projeto teve um grande impacto nos residentes, sendo responsável, inclusive, pela erradicação da violência entre os jovens da comunidade.

A photo posted by Fidel Martínez (@fidelmtzg) on

Para os próximos anos, com o apoio dos criadores desta iniciativa, os residentes poderão seguir trabalhando juntos para proporcionar a manutenção correspondente e garantir a longevidade do mural.

Saiba mais sobre o projeto e outros na página do Facebook de Germen Crew.

Via Bored Panda e Planisferio.

Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Arte e Arquitetura: MacroMural Barrio de Palmitas, México" [Street Artists and Local Government Team Up to Create Colorful Mexican Mural] 23 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772295/arte-e-arquitetura-macromural-barrio-de-palmitas-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.