Exposição: Paul Schneider von Esleben – O legado do modernismo pós-guerra

A Exposição Paul Schneider von Esleben – O Legado do Modernismo Pós-Guerra M:AI marca o centenário do arquiteto. Para esta exposição, Thomas Mayer fotografou 5 projetos de Paul Schneider von Esleben em Dusseldorf.

No dia 23 de agosto de 2015, Paul Schneider von Esleben teria completado 100 anos. Com seus projetos ele enfatiza a forma arquitetônica do período pós-guerra na Alemanha Ocidental até meados da década de 1970. Em North Rhine-Westphalia, particularmente, ele deixou uma série de edifícios que refletem os desenvolvimentos históricos da arquitetura nos primeiros 20 anos após a guerra. Von Esleben vislumbrou edifícios como gesamtkunstwerke, que desenhou até o último detalhe, seja ele a arte nas edificações ou no mobiliário.

Trauerhalle Baal / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

O Museu M: AI está se dedicando à uma exposição das obras e da vida do arquiteto para marcar este aniversário. A exposição será dividida em dois locais, a Haus der Architekten (NRW Ordem dos Arquitetos) e o arranha-céu Mannesmann, em Düsseldorf, projetado por Schneider von Esleben. O edifício se torna a maior exposição do evento - apresentando informações sobre a história da obra, uma vez que demonstra em detalhes como Schneider von Esleben o planejou e projetou. A sessão na Câmara dos Arquitetos examina o artista, arquiteto e empresário na sociedade Düsseldorf. Outros projetos de sua autoria em Düsseldorf são a igreja Rochuskirche, o edifício de garagem Hanielgarage, a Escola Roland e o edifício Commerzbank.

Vários parceiros em Düsseldorf estão organizando outras atividades relacionadas à Schneider von Esleben no final deste verão, para que, em conjunto com as exposições, haja várias formas para entrar em contato com o trabalho do arquiteto. Um parceiro é o Ministério da Economia e Energia de North Rhine Westphalia, o inquilino do arranha-céu Mannesmann, que abrirá suas instalações geralmente inacessíveis ao público. O segundo parceiro é a Ordem dos Arquitetos, que irá contribuir com uma série de palestras e debates.

Mannesmannhochhaus / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

Exposição locais no Mannesmann / Ministério da Economia e da Energia: O edifício Mannesmann - Ícone Arquitetônico da Era de Reconstrução Econômica), Berger Allee 25, 40213 Düsseldorf Exhibition www.mweimh.nrw.de; Exposição na Haus der Architekten: A Identidade de PSE - Arquitetura entre preservação e demolição, Zollhof 1 em 40221 Düsseldorf www.aknw.de

Horário de funcionamento: 23 agosto - 25 setembro de 2015. As exposições no Haus der Architekten e Mannesmann podem ser vistas Seg-Quinta das 09:00 as 18:00, e Sexta-feira das 09:00 as 17:00. Aberturas especiais  nos domingos dias 13 e 20 de setembro, das 10:00 as 18:00. Entrada gratuita!

Commerzbank / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

Conceito da Exposição: Paul Andreas, Düsseldorf Ursula Kleefisch-Jobst, M:AI

Curadoria: Paul Andreas, Düsseldorf e Karen Jung, M:AI

Diretor de Projeto: Peter Köddermann, M:AI

Design da Exposição: Martin Sinken, sinken architekten, Cologne

Arte Gráfica: Nane Weber, blick heben, Cologne

Edifícios de Exposição: Clemens Moser, Cologne

A exibição: A Identidade de PSE – Arquitetura entre preservação e demolição

Hanielgarage / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

Para marcar o que teria sido o aniversário de 100 anos do artista, a exposição "A Identidade de PSE - Arquitetura entre preservação e demolição" na Haus der Architekten, explora o trabalho de Paul Schneider von Esleben (1915-2005) e apresenta um olhar mais atento sobre esse personagem enigmático . A exposição leva deliberadamente a abreviatura PSE, que o arquiteto utilizava inicialmente como sua assinatura e em seguida, como uma marca. Em 1948, quando era um jovem arquiteto, PSE montou seu próprio escritório em Düsseldorf. Ele logo se mudou com confiança e excelente instinto entre a alta sociedade de Düsseldorf nos anos de reconstrução econômica do pós-guerra, associando-se com artistas igualmente rebeldes da Academia de Arte e com um círculo de clientes de grandes empresas. O espírito de otimismo na era pós-guerra, o desejo do novo e da modernidade iriam definir seu trabalho - não surpreendentemente, sua obra arquitetônica é caracterizada por uma variedade de abordagens formais e correntes estilísticas. No entanto, ao invés de simplesmente olhar para os edifícios mais importantes realizados em Rhineland, a exposição procura mostrar o que aconteceu com os edifícios: O espectro vai desde as edificações preservadas amorosamente via conversão e extensão até demolições irrevogáveis. Os visitantes também podem descobrir sobre o homem Paul Schneider von Esleben: Como um desenhista e artista brilhante, caricaturista astuto, marinheiro apaixonado e bon vivant, seu trabalho e personalidade fundiram-se para formar um todo cujas partes individuais eram difíceis de manter separadas. Pequenas entrevistas com colegas e contemporâneos capturam as facetas de sua personalidade complexa. Outra parte da exposição intitulada "A Construção Mannesmann - Ícone Arquitetônico da Era da Reconstrução Econômica" também será exibida no arranha-céu Mannesmann. O edifício em si já constitui a maior exposição, na qual são apresentados os resultados do projeto de Paul Schneider von Esleben de uma forma exemplar. Os visitantes podem descobrir como ele pesquisou nos Estados Unidos, como ele encontrou soluções especiais para o edifício Mannesmann, e, finalmente, como ele veio a escolher o material utilizado.

Rochuskirche / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

A Programação

23 de agosto de 2015, a partir das 11h: Abertura das exposições no Mannesmann (Berger Allee, 25) e a partir das 13:00 na Haus der Architekten (Zollhof, 1). Inscrição necessária através do e-mail info@mai.nrw.de ou através do telefone 0209 925780. No dia 23 de agosto de 2015, a partir das 19:30: Abertura da exposição na Rochuskirche, nela serão exibidos plantas e esboços dos arquivos da igreja que exploram a história da concepção do projeto (Prinz-Georg-Str. / Canto Bagelstr.). Informações em: www.kath-derendorf-pemeplfort.de

27.08.15, 19:00: Edição Especial "Architekturquartett NRW" (NRW Architectural Quartet) Reinhard Hübsch (jornalista), Prof. Mischa Kuball (artista), Prof. Wolfgang Döring (Döring Dahmen Joeressen Architekten, Düsseldorf) e Dr. Regine Heß (TU München) discutirão três obras fundamentais de Paul Schneider von Esleben realizadas na capital do estado de Düsseldorf: o arranha-céu Mannesmann, a garagem Haniel e a Escola Roland. A discussão também se centrará na arquitetura pós-guerra como um todo, suas qualidades e fraquezas - e a questão de como devemos lidar com a arquitetura da década de 1950 e 1960 hoje. Vagas limitadas! Inscrição necessária: teilnahme@aknw.de. Local: Mannesmann highrise (Berger Allee 25), 0211 49670

08 de setembro de 2015, 19:00: Palestra Multimídia de Reinhard Hübsch sobre o arquiteto PSE. Ele realizou numerosas obras marcantes sem um estilo claro ao longo dos anos. Quem foi Paul Schneider von Esleben, o que pode ser dito sobre sua arquitetura, seu pensamento e sua personalidade? O jornalista Reinhard Hübsch (SWR) que se especializa em cultura, fornece algumas respostas interessantes. Haus der Architekten, Zollhof, 1. Inscrições no teilnahme@aknw.de, 0211 49670.

13 de setembro de 2015, 10:00 - 18:00 Dia do monumento aberto: O Ministério da Economia e da Energia, Berger Allee, 25, abre as portas da sua casa, o arranha-céu Mannesmann e em particular o seu 21º andar com as salas de conferências. Os interessados não só poderão visitar a exposição (visitas guiadas às 14:00 e 16:00) no hall de entrada, mas também apreciar a vista fantástica do 21º andar do edifício. 

Na exposição estão presentes também as obras artísticas de Johannes Post, Benjamin Zibner e Alexandre Basile. Nenhuma inscrição necessária! A parte da exposição na Ordem dos Arquitetos, Zollhof, 1 também estará aberta neste dia das 10:00 as 18:00.

Rolandschule / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

Visitas guiadas: 25 de Agosto e 08 de setembro de 2015, meio-dia: hora do almoço, visita guiada da exposição na Haus der Architekten, Zollhof, 1, com duração de aproximadamente uma hora.

13 e 20 de Setembro, 14:00 e 16:00: Visitas guiadas da exposição no arranha-céu Mannesmann (Berger Allee 25).

Os visitantes devem se registrar para todas as visitas guiadas: info@mai.nrw.de ou 0209 925780. A propósito, nós também ficaremos felizes em organizar passeios mediante solicitação! A participação nos eventos é gratuita.

Acesse as informações relacionadas a este evento aqui.

Trauerhalle Baal / Paul Schneider von Esleben. Imagem © Thomas Mayer

  • Title

    Exhibition: Paul Schneider von Esleben – The Legacy of Postwar Modernism
  • Type

    Event
  • Website

  • Organizers

    M:AI museum for architecture and art of engineering
  • From

    23 de Agosto de 2015 10:17 AM
  • Until

    25 de Setembro de 2015 10:17 AM
  • Venue

    Mannesmannhochhaus (Berger Allee 25) and Haus der Architekten (Zollhof 1) in Düsseldorf
  • Address

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição: Paul Schneider von Esleben – O legado do modernismo pós-guerra" [Exhibition: Paul Schneider von Esleben – The Legacy of Postwar Modernism] 24 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772260/exposicao-paul-schneider-von-esleben-nil-o-legado-do-modernismo-pos-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.