Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 32Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Janela, VigaAeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - VigaAeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - FachadaAeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 27

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo; OSPA Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  808
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Via Elevada Equipe: Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Stefânia Pilz
  • Via Elevada Pacote Tecnológico: Aeromovel Brasil
  • Via Elevada Projeto Estrutural: Carlos Leal Engenheiros
  • Via Elevada Fundações: Milititsky Consultoria Geotécnica
  • Via Elevada Execução: Construtora Premold
  • Estações Projeto Executivo: Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Gelson Saldanha, Louise Serraglio, Roberto Flores, Stefânia Pilz
  • Estações Estudo Preliminar Arquitetônico: Ado Azevedo Design
  • Estações Estrutura De Concreto: Procalculo
  • Estações Estrutura Metálica: Dytz Almeida
  • Estações Elétrica: MPE Engenharia
  • Estações Climatização: Carlos Campani
  • Estações Hidrossanitário: Eduardo Pinheiro
  • Extensão Da Via Elelvada: 1 km
  • área Estação Infraero: 512 m²
  • área Estação Trensurb: 296 m²
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Viga
© Marcelo Donadussi

O SISTEMA

A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil interliga a Estação Aeroporto da TRENSURB (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Marcelo Donadussi

Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma haleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Elevação Infraero - Corte AA
Elevação Infraero - Corte BB

Desde o princípio, a principal necessidade foi a de uma construção veloz, visando à sua finalização antes da Copa do Mundo de 2014. Tanto a via quanto as estações estão projetadas sobre áreas públicas, e em alguns trechos sobre ruas, de forma que o uso de estruturas pré-fabricadas foi dado como essencial não só pensando na diminuição do tempo total de obra, mas também na duração da intervenção em cada setor do percurso.

Apesar do projeto ser único no Brasil e necessitar de alto controle de qualidade, a obra foi uma das únicas entregues antes da Copa do Mundo.

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Imagem 8 de 32
© Marcelo Donadussi

VIA ELEVADA

A OSPA Arquitetura e Urbanismo trabalhou no desenvolvimento do design da via elevada (compreendendo desde o estudo preliminar até o projeto executivo e detalhamento das formas).

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Imagem 22 de 32
© Marcelo Donadussi

O grande desafio do projeto da via foi a apresentação de uma solução técnica que evoluísse o design original da via de Jacarta, na Indonésia e propondo uma forma que otimizasse não só sua estrutura, como também a sua manutenção.

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Pilar
© Marcelo Donadussi

A forma da via é o resultado do acolhimento da aleta que é empurrada pela corrente de ar produzida pelos Grupos Moto-Propulsores posicionados junto às estações, acarretando em uma grande viga caixão. Sua forma externa se dá também pela preocupação com o acúmulo de detritos ao longo da sua vida útil. O material predominante da via é o concreto armado pré-moldado, o qual recebe verniz anti-pixação para acabamento. O trajeto possui em torno de 1km de comprimento e ao longo desse percurso seu entorno se apresenta sem nenhum ordenamento e padrão construtivo. Como forma de trazer ordem ao espaço, a via deveria ser lida como um elemento distinto - não com uma forma exótica, mas com uma simplicidade sem exemplar na região.

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Cerca
© Marcelo Donadussi

ESTAÇÕES

A OSPA Arquitetura e Urbanismo trabalhou nos projetos executivos das duas estações do trajeto, a partir do estudo preliminar desenvolvido pelo escritório Ado Azevedo Design.

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Viga
© Marcelo Donadussi

As estações se encontram nas extremidades da via. Tanto a estação maior – junto ao Aeroporto Salgado Filho -, quanto a menor – ao lado do metrô de superfície TRENSURB -, apresentam separação evidente entre o pavimento térreo (onde está localizada a área técnica, como o GMP - Grupo Moto-Propulsor, o qual assegura o funcionamento do veículo) e o pavimento da plataforma, o qual fica no mesmo nível da via.

Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo - Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Aeromovel Porto Alegre / OSPA Arquitetura e Urbanismo" 21 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772244/aeromovel-porto-alegre-ospa-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.