‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects

‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong  / designband YOAP architects - Mais Imagens+ 59

  • Arquitetos: designband YOAP architects; designband YOAP architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shin Do Keun
  • Design De Interiores: designband YOAP architects + SLA Korea
  • Cliente Geral: Moowon construction
  • Engenharia Civil: Naun TSI
  • Engenharia Estrutural: Yongwoo Engineering
  • Equipamentos: Jungyeon Engineering
  • Arquitetos Encarregados: Shin, Hyun Bo; Ryu, In Keun; Kim, Doran
  • Cidade: Seoul
Mais informaçõesMenos informações
© Shin Do Keun

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta em forma de "uma mão que aponta" está implantada no topo da colina na área de Sangsu-dong, em Seul. Tal qual o nome da região, que significa "a cidade sobre o rio", o projeto direciona-se ao rio Han a partir de cima. Um penhasco de 6 metros de altura divide a parte do "dedo que aponta", acima, da parte da "mão", abaixo. Estas diferenças de comprimento/largura e em encima/embaixo em pequeno terreno foram obstáculos desde a fase inicial do projeto.

© Shin Do Keun

É possível acessar o lote a partir dos níveis superior e inferior, sendo que no caso do segundo, o acesso só é feito à pé. A cota superior, com acesso veicular e de pedestres, foi escolhida como entrada principal, mas o "dedo", muito estreito, mostrou-se um obstáculo. Os arquitetos decidiram, então, não localizar a massa do edifício na parte estreita, levando-o até a borda do penhasco. Esta implantação, de massa pesada no relevo, resultou em uma estranha tensão entre os elementos e em um forte ponto de referência visual a partir do rio Han.

© Shin Do Keun

Isso finalmente formou a imagem principal do edifício, "a rocha pesada no penhasco". As rochas de 6 metros embaixo do penhasco revelam-se por cima da colina e constroem outra pedra na colina. "A rocha" pousa sobre ela mesma de maneira constante no solo, sem oprimir a escala de seu entorno. 

© Shin Do Keun

O material principal escolhido para revelar o conceito da "rocha" foi o tijolo. Tijolos envelhecidos com superfície rugosa foram utilizados principalmente para as fachadas. Tijolos reflexivos foram selecionados para a parte superior do edifício e ajudaram a realçar a imagem da rocha refletindo a luz do sol.

© Shin Do Keun

As aberturas também servem para destacar as fachadas pesadas. Foram utilizados dois tipos de vidro: o vidro claro está alinhado com a face interna das paredes e recebe uma forte sombra; o vidro reflexivo está alinhado com a superfície exterior e faz um buraco falso na fachada refletindo o entorno. Esses dois tipos de aberturas enriquecem o espaço interior, variando a percepção de profundidade.

© Shin Do Keun

A escada vertical que penetra no penhasco conecta os diferentes níveis por trás. O térreo é o único que não possui vista ao rio, mas cria sua própria atmosfera por meio de um pé direito de 6 metros.

Corte 3

O primeiro pavimento serve como uma peça de união entre o caminho estreito e o mirante com vista para o rio. Repetir a estrutura do espaço interior e a varanda exterior no 3º e 4º pavimentos, faz com que sua história termine na cobertura, um espaço para contemplar o rio e a cidade por completo.

© Shin Do Keun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mapo-gu, Seoul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "‘A Rocha’ Escritório Sangsu-dong / designband YOAP architects" [‘The Rock’ Sangsu-dong office / designband YOAP architects] 19 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772128/a-rocha-escritorio-sangsu-dong-designband-yoap-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.