"Manhattan do deserto": Shibam, a antiga cidade de arranha-céus do Iêmen

Caminhando pelas ruelas estreitas e caóticas, diminuído pelas altas torres, poucos poderiam estimar que a cidade de Shibam, no Iêmen, tem quase 1.700 anos. Localizada no distrito central do país, chamado Hadhramaut, Shibam tem suas origens no período pré-islâmico e evidências de construção que datam do século IX.

Shibam é conhecida por ser a primeira cidade do mundo a ter um masterplan vertical. Sítio protegido pela UNESCO desde 1982, a cidade apresenta edifícios adensados que variam de quatro a oito pavimentos, construídos a partir do ano 300 d.C, mas a maioria posterior a 1532. Graças à muralha que a circunda, a cidade sobreviveu quase dois mil anos apesar de sua desafortunada localização adjacente à planície de inundação do rio Wadi.

Adentre as antigas muralhas de Shibam, a seguir.

Manhattan do deserto: Shibam, a antiga cidade de arranha-céus do Iêmen - Mais Imagens+ 1

© Wikimedia CC user Aiman titi

Importante ponto de parada na rota comercial de especiarias e incensos, Shibam emergiu como um lugar de riqueza na planície sul da Arábia. A cidade teve início como um enclave de famílias rivais que buscavam prestigio, poder político e proteção dos saqueadores beduínos A noção de casas empilhadas rapidamente se tornou o modus operandi arquitetônico e, assim, deu-se início à construção de centenas de edifícios feitos com adobe. A solução de torres residenciais contíguas diminuía a vulnerabilidade a ataques e, ao mesmo tempo, exibia a riqueza dos habitantes.

© Wikimedia CC user Jialiang Gao

Shibam foi construída sobre a capital pré-islâmica de Shabwa após sua destruição no ano 300 d.C.. Poucos fragmentos dos primórdios de Shibam ainda podem ser vistos, entre os quais uma mesquita construída em 904 e um castelo de 1220, já que a cidade foi em grande parte reconstruída após 1532, quando uma grande inundação danificou as fundações da antiga cidade.

Mesquita Haroon Alrashid em Shibam. Imagem © Flickr CC user Najeeb Musallam

A cidade é cercada or terras cultiváveis e, após o a colheita das culturas, o solo era usado na construção e manutenção das edificações da cidade. Shibam é historicamente reverenciada por seu engenhoso planejamento urbano, particularmente por sua arquitetura que atende as necessidades de uma população profundamente devota da cultura islâmica.

Coberturas de Shibam. Image © Flickr CC user maartenF

"Chamada, por vezes, de 'Chicago do deserto' ou 'Manhattan do deserto', a antiga cidade de Shibam apresenta aos historiadores e urbanistas um dos primeiros exemplos de planejamento urbano baseado na construção verticalizada", segundo o site da UNESCO.

© Flickr CC user the_tenant

Fontes: UNESCO, Slate, Socks Studio

Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. ""Manhattan do deserto": Shibam, a antiga cidade de arranha-céus do Iêmen" [The 'Manhattan of the Desert': Shibam, Yemen's Ancient Skyscraper City] 09 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771385/manhattan-do-deserto-shibam-a-antiga-cidade-de-arranha-ceus-do-iemen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.