Restaurante El Papagayo / Ernesto Bedmar

Restaurante El Papagayo / Ernesto Bedmar - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Ernesto Bedmar; Ernesto Bedmar
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

A abertura

Aproximadamente 32 anos atrás, em uma visita ao meus país e falando com o grande arquiteto cordobês Togo Dias é que descobri que estava a venda um corredor que era originalmente uma servidão para as casas do interior da quadra. Estava sendo utilizado para depósito para uma de suas obras com vistas ao palácio de justiça e o passeio Sobremonte.

© Gonzalo Viramonte

Nessa época eu morava em Hong Kong e havia visitado várias vezes o japão, onde descobri o valor que os asiáticos são à todos os espaços, mas em particular ao espaço pequeno e como conseguem articular coisas incríveis nele.

© Gonzalo Viramonte

Com grande entusiasmo, uma vez comprado o terreno, mostrei a familiares que acharam que eu tinha enlouquecido. Foi grande a transformação que sofreu esta estreita passagem para se converter em um belo loft

Planta Térreo

Os anos foram passando e o loft foi se deteriorando e se transformava em algo cada vez menos rentável. 

© Gonzalo Viramonte

O buraco, ou 'el Hueco' no original possui apenas 2,4 m de largura por 32 metros de comprimento, com uma altura de quase 7 metros. Originalmente tinha uma laje de concreto e muito pouca luz, com duas paredes laterais de tijolos a vista que datam de 1870.

A intenção foi criar um lugar banhado de luz natural, e por isso a laje de concreto foi substituída por uma coluna de vidro, enfatizando assim a grande altura interna. Os espaços físicos requeridos eram os banheiros, a cozinha, a sala e no andar de cima, um pequeno apartamento e um escritório.

Tudo isso necessitava a introdução de vários elementos técnicos como cabos, canos, dutos, ventilação, etc... Por isso, optou-se por utilizar apenas uma parede, esta que hoje vemos rebocada com concreto e deixar intacta a parede original de tijolos. Desta forma, criamos um contraste entre o contemporâneo e o antigo, estabelecendo a posição do porão e os banheiros, que foram cobertos de madeira mas sem chegar à lage do teto e assim criar um pequeno edifício dentro de outro.

© Gonzalo Viramonte

A fachada foi concebida de maneira muito simples enfatizando a altura do lugar. Para este projeto, assim como outros do mesmo escritório, contamos com a colaboração de Roberto Mansilla que transformou sonho em realidade.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Arturo M. Bas 69, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante El Papagayo / Ernesto Bedmar" [Restaurant El Papagayo / Ernesto Bedmar] 02 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771068/restaurante-el-papagayo-ernesto-bedmar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.