México: O novo museu de FR-EE Fernando Romero Enterprise em Mazatlán

Fernando Romero Entreprise compartilhou conosco seu último projeto cultural para a cidade mexicana conhecida como a "Pérola do Pacífico". Trata-se do Museu Mazatlán, que conferirá a cidade um símbolo de identidade e que tem por objetivo tornar-se um Museu da Cidade, onde seja exposta sua história e cultura local, configurando-se como um ponto de integração social para a comunidade.

Conheça os detalhes do projeto, a seguir.

México: O novo museu de FR-EE Fernando Romero Enterprise em Mazatlán  - Mais Imagens+ 6

Cortesia de FR-EE

Descrição dos arquitetos:

O novo Museu Mazatlán será um centro cultural dedicado a difundir a cultura local através de um olhar histórico e antropológico. A museografia está à cargo de Marinela Servitje, diretora da Sietecolores, uma empresa especializada na criação de infraestrutura para a convivência e recreação. 

Localizada em meio ao bosque do porto de Mazatlán, na costa do Pacífico, a estrutura está inspirada no conceito da "Pérola do Pacífico", como também é conhecida a cidade. Integra uma cúpula geodésica para agrupar dois ambientes: o térreo com vista para o parque e o pavimento superior com vista para a cidade e para o mar. O desenho propõe um volume inovador com grande impacto visual, equilibrado por duas laterais que funcionam como coberturas em balanço e terraço. Rodeado por um bosque e uma lagoa salgada, o museu funciona como uma estrutura social em tal contexto. 

Cortesia de FR-EE

A forma do museu se assemelha a uma ostra com uma pérola no centro. Em términos de materialidade, a estrutura será coberta com um material resistente às condições climáticas. Um anel feito com viga Vierendeel e uma cúpula geodésica parcialmente descoberta filtram a luz ao átrio do pavimento principal. 

Cortesia de FR-EE

As laterais também possuem pequenas perfurações para iluminar o térreo do museu. FR-EE trabalha para criar um edifício sustentável: parte da fachada conta com painéis solares e se considera reutilizar elementos naturais locais e materiais permeáveis. Por estar localizado em uma área propensa a inundações, será feito sobre uma plataforma. 

Cortesia de FR-EE

Os volumes do museu foram desenhados de acordo com as necessidades museológicas e também para construir dimensões generosas de uso público. Na primeira planta estão a sala principal de exposições e uma sala com tela IMAX, que abriga 350 pessoas. O segundo pavimento acomoda uma sala multimídia temporária, o restaurante e o acesso ao terraço; e o terceiro nível está dedicado a um centro de documentação que inclui salas para oficinas e capacitações de funcionários.

Planta Nível 1

O início da construção está planejado para 2016.

  • Arquitetos

  • Localização

    Mazatlán, Sin., México
  • Arquiteto Responsável

    Fernando Romero
  • Equipe de Projeto

    Mauricio Ceballos, Alba Díaz, Raymundo Zamora, Brian Slocum, Ignacio Méndez, Claudia Santos, Juan Pablo Huerta, Diego Velázquez, Nadežda Stanković, Gaia Cella, Gustavo Pérez, Elisabetta Cabras, Robert Mosby, El Mehdi Belyasmine, Ignacio Herrera, Libia Castilla
  • Colaboradores

    Sietecolores Ideas Interactivas
  • Cliente

    Fideocomiso Unión Mazatlán, Governo Estatal e Governo Municipal
  • Área

    10241.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mazatlán, Sin., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Cruz, Daniela. "México: O novo museu de FR-EE Fernando Romero Enterprise em Mazatlán " [México: El nuevo museo de FR-EE Fernando Romero Enterprise se ubicará en Mazatlán ] 29 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770850/mexico-o-novo-museu-de-fr-ee-fernando-romero-enterprise-em-mazatlan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.