Casa de Bonecas / BKK Architects

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 2 de 20Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 3 de 20Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 4 de 20Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 5 de 20Casa de Bonecas / BKK Architects - Mais Imagens+ 15

Northcote, Austrália
  • Equipe De Projeto: Simon Knott, Adi Atic, Madeleine Beech
  • Construtores: Creo Libera; Jeremy Dickson, Julian Woodhouse
  • Engenheiro Estrutural: Perrett Simpson Stanton
  • Inspeção Da Construção: Group II
  • Elétrica: C&B Electrical
  • Hidráulica: Green Light Plumbing
  • Pintura: JT Colourtone
  • Marcenaria: The Cabinet and Furniture Shop
  • Projeto De Paisagismo: Tai Snaith
  • Execução Do Paisagismo: Architectural Plants
  • Cidade: Northcote
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 2 de 20
© Shannon McGrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto traz a ideia de proporcionar um estilo de vida flexível, altamente sustentável, que responda ao contexto e seja capaz de adaptar-se às novas necessidades de uma família durante um longo período de tempo.
A primeira casa de boneca conhecida, originalmente chamada de "casa baby", em 1557, constituía-se de uma vitrine para os artesãos e criadores locais mostrarem seus produtos.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 9 de 20
© Shannon McGrath

As Casas de Boneca tornaram-se, mais tarde, um brinquedo para as crianças; um espaço de imaginação. Ideias compartilhadas de criatividade, trabalho artesanal, brincadeiras e imaginação apoiam o projeto dessa residência, ao mesmo tempo que espelham a flexibilidade da Casa de Bonecas onde um dormitório pode rapidamente tornar-se uma sala de estar ou jantar simplesmente ao mover-se o mobiliário ou as marcenarias.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 15 de 20
Planta Baixa - Térreo

A nova adição é em grande parte composta de dois espaços empilhados, sem portas ou paredes, apenas com móveis e marcenaria dividindo os espaços e implicando seus usos. Os dois níveis da casa são tratados distintamente; o menor afundado e fortemente ligado ao solo, ao passo que o superior sobe para o topo das árvores. A nova adição libera a planta da antiga casa onde as áreas de estar e de jantar tornaram-se um espaço flexível com um estúdio de artista e uma sala de jogos que inserem a criatividade e as brincadeira no centro da casa.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 4 de 20
© Shannon McGrath

Há uma referência nostálgica ao desenho simples infantil de uma casa em sua forma mais básica, com fumaça saindo da chaminé, um lugar de felicidade e satisfação. A fachada é baseada nos créditos do programa infantil Playschool onde cada janela é diferente e oferece um portal para outro mundo. O espaço interno da casa pode ser completamente aberto e estendido para além da paisagem. Materiais foram cuidadosamente escolhidos pela sua capacidade de demonstrar um nível de ofício; desde grandes vigas de madeira expostas até telhas de grandes dimensões vigas de madeira expostas a telhas pintadas à mão pelo proprietário.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 8 de 20
© Shannon McGrath

Sustentavelmente a casa é repensada a partir dos primeiros princípios; transformando um bangalô de madeira com pouco isolamento térmico numa residência com bom desempenho. A casa está reorientada para o norte e emprega: aberturas solares eficientes, uma envoltória altamente selada, massa térmica, materiais de baixo nível de compostos orgânicos voláteis e excelente ventilação cruzada.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 7 de 20
© Shannon McGrath

A iluminação foi projetada para a casa e utiliza LED de baixo consumo energético, material totalmente integrado ao restante da construção. As listras da fachada remetem a zebras, o único animal equino a viver nas savanas. Quando capturado por imagens térmicas, as listras da zebra mostram grande diferencial de temperatura entre as cores, criando pequenas correntes de ar através de seus corpos.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 14 de 20
© Shannon McGrath

O paisagismo é prático e tolerante à seca, com o reuso das águas cinzas para rega das árvores frutíferas e um reservatório subterrâneo de água pluvial para regar as verduras. Há uma combinação de flores silvestres, suculentas e espécies nativas intercaladas com plantas comestíveis e vegetais como tomates, abóboras e feijão. As duas floreiras circulares de concreto da parte frontal da casa são reservatórios de água sem a parte superior e inferior.

Casa de Bonecas / BKK Architects - Imagem 19 de 20
Diagrama 1

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Bonecas / BKK Architects" [Doll's House / BKK Architects] 26 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770783/dolls-house-bkk-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.