Elevador público e passarela pedonal / VAUMM

Elevador público e passarela pedonal / VAUMM - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: VAUMM; VAUMM
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Budget, Quality Control Y Orçamentos, Controle De Qualidade E Execução: Julen Rozas Elizalde, arquitecto técnico
  • Engenharia Estrutural: Raul Lechuga Durán, arquitecto
  • Segurança: bategin
  • Promotor: Ayuntamiento de Hernani
  • Custo: 375.000 €
  • Concurso, Projeto E Construção: Iñigo Garcia Odiaga, Jon Muniategiandikoetxea Markiegi, Marta Álvarez Pastor, Javier Ubillos Pernaut, Tomás Valenciano Tamayo
  • Cidade: Hernani
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Melhorar a acessibilidade urbana entre o bairro de Latsunbe-Berri e a rua Urbieta

Cortesia de VAUMM

Na evolução natural de uma cidade para a sustentabilidade, a acessibilidade pode ser vista como um elemento-chave, capaz de proporcionar oportunidades para todos os segmentos da população. O elevador liga o bairro Latsunbe-Berri com a rua Urbieta, mas também desfaz uma importante diferença topográfica de nível, que causava uma fratura do centro da cidade de Hernani. Desta forma, esta infraestrutura serve como uma ligação entre a cidade velha e novos desenvolvimentos da cidade em grande escala, enquanto que em uma escala mais próxima, serve como uma ligação entre o Centro de Esportes e Centro de Saúde, proporcionando acessibilidade a estes estabelecimentos públicos importantes.

Fachadas

O terreno foi fortemente influenciado pela presença do Centro de Esportes, que se opõe a uma encosta verde que se liga, de um ponto de vista paisagístico, com as montanhas distantes. A ponte pedonal usa esta situação, para se fechar para um lado e se abrir ao outro, relacionando os usuários, a partir do interior do elevador e ao passar pela ponte pedonal, com a floresta nas proximidades e a paisagem distante. 

Cortesia de VAUMM

Funcionalmente, o surgimento da torre de concreto no nível mais baixo, é concebido um espaço de acesso que através da incorporação de um banco de madeira, articula o elevador com a urbanização existente. A parada intermediária que resolve o acesso ao Centro Desportivo, também funciona como uma grande marquise para o espaço inferior. Na chegada à rua Urbieta, o alargamento da ponte pedonal também conforma uma área generosa, convidando os transeuntes a se aproximar.

Situação

Do ponto de vista estrutural, a secção estrutural da ponte pedonal fica mais espessa no suporte da torre e abre o alargamento do plano de apoio sobre a parede de retenção existente. Devido a esses requisitos estruturais, a geometria da ponte muda progressivamente a sua secção. A construção resulta numa forma facetada e angular, prestes a se tornar uma linguagem escultórica.

Cortesia de VAUMM

Através deste tipo de linguagem, toda a torre e ponte pedonal ajudam a organizar e a dialogar com o ambiente urbano e a paisagem.

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hernani, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Elevador público e passarela pedonal / VAUMM" [Urban Elevator and Pedestrian Bridge / VAUMM] 23 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770711/elevador-publico-e-passarela-pedonal-vaumm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.