MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"

A parceria realizada entre o Museu da Casa Brasileira e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, por ocasião da celebração do centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, apresenta duas mostras: um painel expositivo no MCB com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão junto com os netos e uma mostra na Biblioteca com ampliações e desenhos originais da mesma série. Ambas as apresentações foram selecionadas a partir da pesquisa feita por Michel Gorski e Sílvia Zatz para a publicação A mão livre do Vovô, obra destinada a pequenos leitores produzida pela Editora Terceiro Nome.

Com este resgate dos desenhos de Vilanova Artigas, vemos o arquiteto fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e figura central para o estabelecimento da prática profissional moderna surgir por um viés descontraído. Aqui, o avô com talento e domínio prático e expressivo do desenho, distraía seus netos. Brincavam juntos construindo máquinas, bichos, desenhando instrumentos musicais, recriando universos com o desenho livre; o mesmo meio que viabilizava tecnicamente suas obras e servia como reflexão profunda como desejo de criar um mundo melhor, fica aqui como memória, ao visitante, de seu mundo criado para divertir.

Atendendo aos pedidos dos netos, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas criava um mundo de imagens. Passando por máquinas, objetos e animais, ele enfrentava a folha em branco, como sempre fez na vida, criando um universo que associa tecnologia, anatomia e invenção. As imagens representam uma pequena porcentagem de um material riquíssimo, selecionado por Michel Gorski e Sílvia Zatz e organizado em forma de narrativa. Os desenhos, feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles inclusive com intervenções dos netos, revelam traços decididos dos quais transbordam histórias.

Acervo Rosa Artigas

Carregado de poesia e sensibilidade, a publicação “A mão livre do Vovô”, que inspirou as exposições no MCB e na Biblioteca, conduz o leitor a uma viagem que pode não ter fim, repleta de curiosidade e prazer ao desvendar a relação amorosa entre adultos e crianças. Com texto de Michel e Silvia, acompanha a partida de um trem que percorre em linhas sinuosas as páginas do livro, dando o tom dessa divertida viagem. Na sequência da brincadeira inicial que apresenta diferentes tipos de avô – o engraçado, o que joga bola, mora junto, fica doente, conta história –, ao final os leitores são convidados a descrever seus próprios avôs, preenchendo vagões de trem com espaços em branco.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "MCB promove a exposição "Vilanova Artigas - A Mão Livre do Vovô"" 17 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770380/mcb-promove-a-exposicao-vilanova-artigas-a-mao-livre-do-vovo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.