Placemaking Brasil: o especialista é a comunidade

Partindo de conceitos e práticas, a entidade PPS (Project for Public Spaces) vem trabalhando nos últimos 40 anos numa abordagem que busca entender todos os diferentes aspectos que fazem dos espaços públicos lugares de real valor e interesse para as pessoas desfrutarem a vida nas cidades.

Com o passar dos anos essa abordagem foi recebendo novos olhares e se adaptando de maneira muito sensível às diferentes realidades socioeconômicas e culturais das áreas urbanas de cada região do planeta. Dessa riqueza surgiram novas técnicas, como a estratégia Lighter, Quicker and Cheaper.

No ano de 2014 ficou claro que o Placemaking precisava se consolidar como um movimento mundial, de maneira que seu código aberto pudesse alcançar e beneficiar o maior número possível de pessoas, melhorando, assim, a vida nas nossas cidades.

Durante o II Future of Places, realizado em setembro de 2014 em Buenos Aires, o Conselho de Lideranças em Placemaking oficializou a criação de uma rede organizada autônoma para promover o Placemaking no território brasileiro, funcionando como o a Comunidade Brasileira de Placemakers.

Projeto QuadrAmiga na Vila Mascote – Música, arte de rua ao vivo e pintura de faixa de pedestre com a comunidade. Via Placemaking Brasil

As ações deste ano estão focadas num mapeamento nacional dos entusiastas, bem como nas boas práticas já em andamento no país. A partir disso a ideia é que a organização inicie uma abordagem de difusão e capacitação de Placemaking conectando a sociedade civil,o poder público, a iniciativa privada e a academia.

Para saber mais sobre o Placemaking Brasil, acesse algum dos endereços a seguir:

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Placemaking Brasil: o especialista é a comunidade" 22 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770377/placemaking-brasil-o-especialista-e-a-comunidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.