Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos

Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos - Mais Imagens+ 47

Merida, México
  • Arquitetos: Reyes Ríos + Larraín Arquitectos; Reyes Ríos + Larraín Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chukum, Ecocreto, Hebel
  • Colaboradores Desenvolvimento De Projeto: Carlos Patrón Ibarra, Alejandro Carrillo Olguín
  • Jardinagem E Paisagismo: Josefina Larraín Lagos
  • Consultoria Em Geomancia E Feng Shui: Alex Stark
  • Conceito Do Sistema Construtivo Estrutural: Salvador Reyes Ríos
  • Cálculo E Revisão Estrutural: Enrique Colli, Xella Mexicana S.A. de C.V., José Manuel Castillo
  • Montagem Da Estrutura: Ricardo Zavala
  • Obra Civil: Proyecciones Civiles S.A. de C.V.
  • Desenho Arquitetônico E Interiores: Salvador Reyes Ríos, Josefina Larraín Lagos
  • Cidade: Merida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Ignacio Rivero

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa unifamiliar de 500 m² em apenas um pavimento, localizada em um antigo bairro repleto de colinas no centro histórico de Mérida Yucatán. A casa está inserida em um lote de 2.000 m² com árvores endêmicas de grande tamanho , com mais de cinquenta anos de idade, localizados principalmente em seu perímetro com um grande valor agregado ao terreno.

O terreno se encontrava ocupado igualmente por uma casa dos anos 70, também de apenas um pavimento e tamanho similar. devido a seu baixo valor arquitetônico, aos danos importantes em sua estrutura, assim como sua péssima implantação e orientação de espaços, a casa teve que ser demolida.

Planta

Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos - Mais Imagens+ 47

A nova construção está desenhada seguindo as seguintes diretrizes:

- Construir uma casa térmica, transparente e leve, para favorecer amplas vistas ao próprio terreno, assim como conexões físicas graduais graduais com as árvores e o novo jardim criado como parte do conceito de habitar nesta casa.

- Propor um sistema construtivo que reduzisse ao mínimo possível a intervenção de pedreiros, favorecendo a construção pré-fabricada e minimizando os detalhes de acabamentos como atributos de uma obra incerta em um entorno cultural tecnologicamente muito atrasado.

© Tim Street Porter

Entre as referências que inspiraram os arquitetos, estão as obras de Craig Ellwood e Pierre Koening, assim como o programa das Case Study Houses, na Califórnia dos anos cinquenta. Neste caso e em clara referência com as obras citadas, foi considerado um grande desafio introduzir a componente de sustentabilidade e lidar com a aparente contradição entre a lógica de arquitetura de máxima transparência e leveza e mínima massa térmica e mínimo ganho de calor em um terreno localizado em um clima quente, alta umidade e risco de furacões.

Estructura

Como resposta, conceitualizamos e desenvolvemos em conjunto com os engenheiros estruturais e a empresa provedora de material térmico selecionado, um sistema construtivo híbrido que mescla elementos portantes de metal e concreto celular. A justaposição das propriedades de ambos materiais permitiu criar uma estrutura de alto desempenho cujos elementos alcançam praticamente sua mínima secção possível.

O sistema de construção alcançado permite a utilização de elementos estruturais básicos como perfis tubulares quadrados de aço de 2,5 polegadas e vigas IPR de apenas 8 polegadas para colunas e travas de de borda, respectivamente, capazes de serem acopladas a blocos de 12,5 cm de espessura em paredes rígidas e painéis de 15 cm para lajes que cobrem vãos de 4,8 metros. 

© Ignacio Rivero

Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos - Mais Imagens+ 47

O módulo do projeto parte do máximo aproveitamento de ambos os materiais em suas medidas comerciais, que determinou essencialmente a escala e proporções da arquitetura: alturas de pé direito de 3 metros e dimensões de espaços múltiplos de 1,2 metros. O programa da casa inclui três quartos com seus respectivos banheiros; cozinha-sala de estar-sala de jantar-varanda em apenas um volume transparente, um estúdio com banheiro anexo que serve para visitas e uso da piscina; área de serviços e garagem para três automóveis.

Separado do volume principal da casa, o programa ainda inclui um "pavilhão de hóspedes", construção térrea de 48 m², concebido como um ensaio de projeto de habitação mínima de alta eficiência. Esta construção conta com terraço, sala de jantar e estar, cozinha e banheiro completo e um quarto de 17 m².

Croquis Pabellón

A arquitetura é definida pela congruência entre a lógica racional de uso dos materiais e a tectônica plástica que o sistema construtivo foi nos revelando como oportunidades de desenho. A partir disto, foram elaborados espaços em relação a diferentes camadas de proteção: afastados do solo em pilares isolados e pisos ventilados, balanços que são circulações e transições de luz e temperatura, painéis pivotantes e de correr de metal e bambu proveniente da região.

© Tim Street Porter

Estas estratégias permitem neste caso, habitar confortavelmente uma ampla caixa de vidro em um clima árido e de luminosidade extrema sem recorrer à climatização artificial. O estudo das propriedades dos materiais permitiu criar um sistema construtivo inovador à um custo acessível, que entre seus atributos, permite unir concreto celular com a camada de estuque a base da resina da árvore de Chukum, técnica ancestral que o arquiteto Salvador Reyes redescobriu e reinventou em 1996, convertendo-se desde então em um legado para a arquitetura contemporânea de Yucatán.

© Pim Schalkwijk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Itzimná / Reyes Rios + Larraín Arquitectos" [Casa Itzimná / reyesrios+larraín arquitectos] 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770345/casa-itzimna-reyes-rios-plus-larrain-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.