Arquivo: Escadas

A partir desta semana, publicaremos em todas as quartas-feiras os Arquivos do ArchDaily Brasil. Esta seção pretende trazer ao público um olhar mais focado em detalhes de obras publicadas anteroriamente no site. Para inaugurar a série, escolhemos como elemento as "Escadas".

Arquivo: Escadas - Mais Imagens+ 6

"Entre todos os elementos arquitetônicos, sem dúvidas, a escada representa para o edifício o mesmo que as artérias e as veias para o corpo humano. Assim como estas levam sangue a todos os órgãos, aquelas, com uma ramificação parecida, são imprescindíveis para a comunicação. Em sentido figurado, a escada seria como o coração de um edifício, que o preenche de vida. A escada também possui uma dimensão temporal: o ato de subir por uma escada significa um transcurso de tempo. As escadas e seus degraus possuem um ritmo. Sua repercussão se torna evidente quando se contam os degraus ao subir ou descer. Além de tudo, a escada é um elemento tridimensional. Sua orientação é a inclinação escalonada e seu efeito óptico é a mudança contínua de perspectiva ao transitar por ela. Esta sensação reforça a verticalidade como linha de movimento, tanto para cima como para baixo." (Vicenio Samozzi, arquiteto italiano, em 1615).

A seguir, veja dez projetos com escadas notáveis:

Apartamento SDM / Arquitectura en Movimiento Workshop

Cortesia de Arquitectura en Movimiento Workshop

Residência Olivo Gomes / Rino Levi

© Nelson Kon

Vinícola Antinori / Archea Associati

© Pietro Savorelli

Casa dos Cubos / Embaixada arquitectura

Cortesia Embaixada arquitectura

Casa C-51 / Ábaton Arquitectura

© Cortesia da Ábaton Arquitectura

CASA REX / FGMF Arquitetos

© Rafaela Netto

Projeto Bic Banco / Kiko Salomão

© Fran Parente

Casa em Tamatsu / Ido, Kenji Architectural Studio

© Yohei Sasakura

Escada Casa Del Grande / Rafael Iglesia

© Gustavo Frittegotto

Casa de fim de semana em São Paulo / SPBR

© Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arquivo: Escadas" 15 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770270/arquivo-escadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.