Campanário 2 / Axel Duhart Arquitectos

Campanário 2 / Axel Duhart Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Santiago de Querétaro, México
  • Colaboradores: Miguel Romero Cruz, Irene Gerard, Gabriela Maday
  • Estrutura: Montellano, estrutura e construção
  • Mobiliário E Decoração: DUHART-Design
  • Iluminação Arquitetônica: Estévez, LEDS C4
  • Arquiteto Responsável: Axel Duhart
  • Cidade: Santiago de Querétaro
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jorge Silva, ADP

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando num corpo, as forças que atuam sobre ele, compensam-se e anulam-se mutuamente, ele está em equilíbrio. Quando a luz e a sombra não contrastam, mas se incorporam, estão em harmonia.

© Jorge Silva, ADP
© Jorge Silva, ADP

Dois corpos, transversais entre si, formam o conjunto, dando estabilidade um ao outro, proporcionando o contraponto necessário, apoiados numa estrutura metálica, disposta de maneira tal, que se incorpora à arquitetura. Pousada sobre pilares de concreto, liga-se ao restante dos elementos e aporta a natureza ao projeto, que se eleva em montículos de grama, revelando assim, certa intenção plástica do balanço em concreto, que fecha a aventura estrutural.

Planta Baixa

Por um lado, a solidez das paredes quase minimalistas, impede a vista desde o exterior, apartando a rua e o exterior. Pelo outro lado, revelam-se grandes janelas que ampliam o espaço ao campo. As esquadrias perpetuam a obra de Mondrian, fazem que a luz natural permeie todos os espaços. Os caixilhos criam sombras e contrastes e os elementos de cor fragmentam a intenção absolutista da disciplina geométrica. As partições transparentes dividem, mas não obstruem, a integração do interior e exterior e a clara intenção de prolongar os espaços de dentro para fora.

© Jorge Silva, ADP

A austeridade e nobreza dos materiais naturais como revestimentos; pedra, concreto e madeira contrastam com elementos e materiais de alta tecnologia em banheiros, cozinha e sistemas funcionais. Um precavido e minucioso projeto de iluminação para que, ao cair a noite, a transformação seja contundente e a experiência do projeto seja igualmente surpreendente, foram as diretrizes para realização desse projeto.

© Jorge Silva, ADP
© Jorge Silva, ADP

Finalmente e não menos importante é a solução de sustentabilidade. Como causar o menor impacto possível e diminuir o consumo energético ao mínimo possível, um tema tão atual e importante, assim como a solução plástica do projeto. Iniciamos com as águas residuais, o fracionamento conta com o tratamento dessas, através de uma cisterna para irrigação dos jardins, além da coleta das água pluviais canalizando-a para outro tanque para usos semelhantes. Todos os materiais e revestimentos são próprios da região, para evitar o transporte e o consequente desgaste social que isso implica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Campanário 2 / Axel Duhart Arquitectos" [Campanario 2 / Axel Duhart Arquitectos] 15 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770199/campanario-2-axel-duhart-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.