Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 2 de 12Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 3 de 12Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 4 de 12Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 5 de 12Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Mais Imagens+ 7

Weil am Rhein, Alemanha
  • Arquiteto Responsável: Diébédo Francis Kéré
  • Cidade: Weil am Rhein
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 3 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por conta da exposição "Making Africa" do Museu Vitra Design, foi inaugurado neste verão no Vitra Campus de Weil am Rhein um projeto de loja temporária projetada pelo arquiteto Diébédo Francis Kéré e organizada conjuntamente por Vitra e Camper. Esse projeto também permitirá investigar ideias e experimentar sobre novos conceitos de comércio.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 7 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Em 18 de junho desse ano, Vitra e Camper inauguraram conjuntamente um projeto de loja temporária, com duração de três meses, no edifício do Vitra Campus de Weil am Rhein. O arquiteto Diébédo Francis Kéré, nascido em Burkina Faso e formado em Berlim, foi encarregado de projetar o espaço. Durante os últimos anos, o arquiteto tem despertado um forte interesse internacional com uma série de projetos de edifícios inovadores; um deles foi incluído na exposição "Making Africa" do Museu Vitra Design. O projeto de Vitra e Camper oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer um exemplo real da obra de Kéré.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 9 de 12
Cortesía de Kéré Architecture
Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 2 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Este projeto é um fórum em que se podem contar histórias. Será apresentada a "Iniciativa Moda Ética"  (Ethical Fashion Initiative): um programa das Nações Unidas que fomenta o trabalho de artesãos em países como Etiópia e Haiti, facilitando sua colaboração com designers e marcas de prestígio, como a Camper. No edifício Dome, do Vitra Campus, serão expostos modelos dessa edição limitada. Também serão realizadas demonstrações sobre o ofício da fabricação de calçado; entre outras coisas, haverá um sapateiro profissional realizando suas criações ao vivo. Além disso, serão mostrados os aspectos mais destacados da exposição de Camper "Life on Foot", que pode ser visitada atualmente no Museu do Design em Londres. O projeto será completo com uma seleção da coleção outono/inverno 2015-16 de Camper. 

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 11 de 12
Maquete
Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 12 de 12
Croqui

Para os organizadores (Vitra e Camper), este projeto constitui-se também numa plataforma para experimentação de novas formas de comércio que ajudem a converter o "ir às compras" numa autêntica experiência e que reforce o vínculo entre a marca e seus consumidores. Por exemplo, as pessoas que visitam essa loja temporária, no edifício Dome, poderão acessar a informação digital sobre os diferentes modelos e detalhes sobre seu design. Outro elemento inovador é um leitor que realiza uma medição precisa dos pés. Os dados não somente servirão para determinar as medidas ótimas de um par de sapatos: os visitantes poderão também encomendar palmilhas personalizadas baseadas na forma de seus pés. Os dados escaneados poderão ser utilizados, também, para realizar compras através da loja online de Camper.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 8 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Para Vitra, a colaboração com Camper supõe uma excelente oportunidade para mostrar ao público mais amplo sua competência no setor do comércio. Fundada por Willi e Erika Fehlbaum como uma empresa especializada na montagem de lojas, Vitra tem suas raízes nesse âmbito e conta com mais de 80 anos de experiência.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 4 de 12
Cortesía de Kéré Architecture
Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 10 de 12
Detalhe

Camper sempre adotou a filosofia "identidade através da diversidade" para o projeto de suas lojas. O espaço de Weil am Rhein estará baseado na mesma filosofia. Vitra valoriza a oportunidade de assumir os desafios que supõe implementar essa ideia: sobretudo porque considera o desenvolvimento e a materialização de soluções individuais como um de seus pontos fortes.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 6 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Este projeto de Vitra é a primeira colaboração com Camper. Ambas se conhecem há tempos e, ainda que suas atividades comerciais sejam desenvolvidas em âmbitos distintos, têm muitas coisas em comum. Ambas funcionam há várias gerações como negócios familiares. Ambas caracterizam-se por oferecer produtos inovadores e de alta qualidade que são aperfeiçoados continuamente. Ambas contam com arquivos e coleções  importantes em seus respectivos campos e servem de conhecimentos adquiridos em suas parcelas para o desenvolvimento de seus produtos. Por último, ambas centram no design e compartilham alguns dos designers com quem colaboram, como Konstantin Grcic, Jasper Morrison ou Hella Jongerius. É muito possível que a cooperação iniciada com esse projeto marque o começo de uma parceria de longo prazo.

Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture - Imagem 5 de 12
Cortesía de Kéré Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Charles-Eames-Straße 2, 79576 Weil am Rhein, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Vitra + Camper no Vitra Campus / Kéré Architecture" [Vitra + Camper Store en el Vitra Campus / Kéré Architecture] 15 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770197/loja-vitra-plus-camper-no-vitra-campus-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.