Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO

Localizada a 50 quilômetros de São Paulo, a Vila de Paranapiacaba, importante ponto da rota cafeeira entre o interior do estado e o porto de Santos, concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Fundada em 1860 como um acampamento dos trabalhadores que construíram a primeira ferrovia do estado, a cidade, de características inglesas, integra a lista indicativa brasileira de patrimônio mundial da UNESCO e recebeu o incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-Cidades Históricas para que 250 imóveis sejam restaurados.

A antiga ferrovia começou a funcionar em 1867 e foi um grande avanço no transporte de grãos de café até o porto, diminuindo não apenas o tempo de deslocamento como também o desperdício durante o percurso. Além disso, a implementação da ferrovia, que cruza a Serra do Mar, foi um grande desafio para a época, representando um verdadeiro triunfo da tecnologia de meados do século XIX.

É neste ponto que reside a maior importância da Vila de Paranapiacaba e que a coloca na lista de possíveis sítios a serem tombados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO; segundo o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, para ser considerado patrimônio, o local precisa ter importância para todo o mundo.

Para que a vila receba o título efetivo de patrimônio da humanidade, é necessário também que as condições do sítio estejam íntegras e fieis ao que eram originalmente. Para garantir isso, atualmente a biblioteca, a garagem das locomotivas, os galpões das oficinas de manutenção e o almoxarifado da antiga ferrovia estão em processo de restauração.

Referência: Exame

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO" 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770055/vila-de-paranapiacaba-concorre-a-patrimonio-da-humanidade-da-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.