ABCP lança manual para a construção de calçadas

Abordando algumas questões ligadas ao desenho dos espaços públicos das cidades, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) produziu e disponibilizou um guia prático para a construção de calçadas. Em 25 páginas são tratados temas como acessibilidade, estratégias de desenho, tipos de pavimentação e a criação de calçadas verdes através de textos, cálculos e ilustrações que explicam e exemplificam detalhadamente cada um dos tópicos.

Definindo a calçada ideal como "aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável de todos os cidadãos", o guia inicia com as principais características que uma calçada deve apresentar: ser acessível, ter uma largura adequada, apresentar fluidez e, evidentemente, proporcionar segurança aos pedestres.

Destinado, sobretudo, a arquitetos, urbanistas e engenheiros, o manual não explora apenas questões de desenho, mas também de materiais, oferecendo alguns exemplos e sugestões de emprego de tipos de pavimentação para diferentes situações e contextos e mostrando as especificações técnicas e características de cada um desses produtos.

Baixe o Guia Prático para a Construção de Calçadas aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "ABCP lança manual para a construção de calçadas" 11 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769995/abcp-lanca-manual-para-a-construcao-de-calcadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.