Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier

Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Corrimão, VigaRemodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Pilar, VigaRemodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Janela, VigaRemodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Viga, CadeiraRemodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Mais Imagens+ 11

Leça da Palmeira, Portugal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de uma pré-existência integrada num casco histórico, em tempos uma habitação, abandonada de vivências.

O conceito. Recuperar a sua alma sem a descaracterizar e transformar este espaço privado num espaço público.

Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Viga, Cadeira
© Diogo Oliveira

O projeto. Preservar as materialidades de uma época, a pedra local, robusta e com temperamento do Norte, suavizada através de uma estrutura mais leve e contemporânea, que a destaca, um ripado em madeira de Pinho Flandres. O espaço reduzido teve que ser pensado para permitir dois circuitos distintos, público e privado, numa aparente fusão, ampliada visualmente pela estrutura em madeira que acompanha todo o esqueleto do edifício em profundidade. Este desenho unifica paredes e cobertura e conduz o olhar até ao infinito através da sequência dos prumos verticais.

Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Corrimão, Viga
© Diogo Oliveira

A opção das paredes em pedra, escurecidas por uma cor de terra, transmite conforto ao espaço e unifica o revestimento da cobertura em madeira com as mesmas. A uniformidade estende-se ao pavimento, uma betonilha afagada ao helicóptero com um pigmento de terra, lisa. O espaço torna-se um todo que envolve o público. A cor de mel da madeira suaviza o escuro do castanho e realça a textura da pedra. Este jogo estende-se também  composição na zona de bar das diversas garrafas em vidro, que compõem e completam toda a coreografia visual. A utilização pontual das luzes permite encenar o ambiente e realçar toda a dinâmica aparente do espaço.

Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier - Pilar, Viga
© Diogo Oliveira

Para, mais uma vez, iludir um espaço de si reduzido, a escala do balcão foi uma peça chave para todos os outros efeitos funcionarem. Este surge como o elemento que vai sob dimensionar o todo. Uma obra que se conclui com a introdução dos diversos elementos móveis, que transmitem uma mobilidade e mutação permanente, os bancos e as mesas, que se modularam através da conjugação de paletes em madeira. 

Plantas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leça da Palmeira, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Remodelação de espaço para Bar / SUCRRE atelier" 07 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769788/remodelacao-de-espaco-para-bar-sucrre-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.