Residência no Lago / Apio Arquitectos

Residência no Lago / Apio Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Puerto Montt, Chile
  • Arquitetos: Apio Arquitectos; Apio Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casablanca, Cintac®, Home Contro, Neltume, Tupemesa, Ventanas Melores
  • Construtora: Cristian Rodríguez Ruiz – Tagle
  • Desenvolvimento Tecnológico Sustentável: Home Control
  • Arquiteto Responsável: Angie Chadwick Stuardo
  • Cidade: Puerto Montt
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandra Valenzuela

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar situada na ladeira sul do Lago Todos los Santos apresentou diversos desafios, principalmente por encontrar-se em um lugar onde o único acesso é em barco.

O terreno é bastante singular e extremo: localiza-se em uma borda de alta inclinação com uma margem rochosa e conta com mais de 1,50 metro de camada vegetal na sua superfície, o que nos exigiu uma estratégia peculiar quanto a escolha dos materiais e o sistema construtivo que facilitaria o transporte pela água e a instalação sem o uso de uma maquinaria pesada. 

Sección

Residência no Lago / Apio Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Com estes fatores como condicionantes preliminares, somados a ideia de respeitar e intervir o menos possível no terreno natural, foi proposto um sistema construtivo com base em pilares e vigas metálicos, que permitiram gerar o menor número possível de pontos de contato e fundação, evitando assim a escavação do terreno.

Sobre esta estrutura metálica, montou-se o tramado do piso em madeira de pinos seco que recebe o programa da residência.

© Alejandra Valenzuela

Cria-se assim, uma distância entre o solo natural e o artificial e um volume que possui a fachada voltada ao lago inteiramente em balanço.

No interior, os espaços são distribuídos em torno de um espaço central comum e contínuo que compreende às áreas da cozinha-sala de estar e jantar, posicionando as áreas dos dormitórios em cada extremo.

© Alejandra Valenzuela

Residência no Lago / Apio Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Para a otimização dos recursos , todos os móveis foram fabricados a partir dos excedentes de materiais da obra (perfis de estrutura metálica e madeira).

Todas as paredes interiores estão revestidas em madeira natural a qual possibilita a criação de uma atmosfera e calidez próprias do sul do Chile.

Quanto a decisão de revestimentos, ele deveria ser o mesmo para teto e paredes, um material que funcionasse como uma camada contínua contra a chuva, uma reinterpretação da antiga telha, e que fosse suficientemente neutro para dialogar harmonicamente com a paisagem.

As placas de revestimento metálico Cintac, modelo PIT, permitiram o transporte leve, fácil montagem e pouca manutenção. 

Em relação às instalações, a empresa Home Control desenvolveu um projeto integral de iluminação de baixo consumo e eficiência energética com base nas lâmpadas de led e incorporou um sistema de distribuição sonora por áreas. 

© Alejandra Valenzuela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência no Lago / Apio Arquitectos" [Casa en el Lago Todos Los Santos / Apio Arquitectos] 04 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769612/residencia-no-lago-apio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.