BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna

BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Fachada, JanelaBRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 3 de 14BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 4 de 14BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 5 de 14BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Mais Imagens+ 9

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Gustavo Penna; Gustavo Penna
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jomar Bragança
BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Janela
© Jomar Bragança

Descrição enviada pela equipe de projeto. Modernidade e funcionalidade em harmonia com a paisagem urbana foram os preceitos que nortearam o projeto das estações para os corredores rápidos de trânsito (BRT - Bus Rapid Transit).

BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Fachada, Janela
© Jomar Bragança

A forma dos módulos (como são chamadas as estações) procura se fundir com a paisagem dinâmica. O conceito de “um ônibus a mais” é a forma de contribuir para a não multiplicação de estímulos visuais da cena urbana. 

BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 4 de 14
© Jomar Bragança

As estações modulares, concebidas em estrutura metálica, chegam ao canteiro de obras com a estrutura montada, o que permite rapidez e qualidade no produto final e agilidade na implantação. O fechamento em ACM (aluminum composite material) também é um componente que traz eficiência ao projeto, pois pode ser replicado em diferentes regiões da cidade ou até mesmo em outras regiões do país. 

BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 5 de 14
© Jomar Bragança

O controle de acesso à estação é realizado através de catracas e é pensado também para o acesso de portadores de necessidades especiais.  O BRT também traz conforto ao usuário, pois a utilização de vidro e chapas perfuradas para o fechamento lateral permite visibilidade, iluminação e ventilação natural. 

BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna - Imagem 3 de 14
© Jomar Bragança

O equipamento atende às questões de sustentabilidade e acessibilidade, tão caras à humanidade. É econômico tanto em sua implantação quanto em sua manutenção, possui um sistema de aproveitamento de luz e ventilação interna, é 100% acessível, permite a entrada de ciclistas e promove a integração com os demais sistemas de transporte da cidade.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "BRT - estações MOVE BH / Gustavo Penna" 03 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769521/brt-estacoes-move-bh-gustavo-penna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.