Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura

Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Imagem 2 de 45Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Janela, FachadaEdifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - FachadaEdifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Tijolo, Fachada, PilarEdifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Mais Imagens+ 40

  • Estruturas: Cogedir – Gestão de Projectos S.A.
  • Electricidade: Cogedir – Gestão de Projectos S.A.
  • Mecânica: Cogedir – Gestão de Projectos S.A.
  • Hidráulica: Cogedir – Gestão de Projectos S.A.
  • Construtor: Norasil — Sociedade de Construção Civil, Sa
  • Cliente: Dr. Paulo Mendes
  • área Do Terreno: 293 m²
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Janela, Fachada
© Luis Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício assume e salienta em todo o seu desenho exterior a habitual sobreposição dos diversos pisos que o compõem com uma estreita fresta em sombra desenhada por uma alheta entre lages.

Croqui

A imagem de diferentes níveis sobrepostos uns sobre os outros é acentuada no alçado sul e nascente através de uma alternada e autônoma rotação dos 4 planos de fachada.

Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Fachada
© Luis Ferreira Alves

De modo a não haver um plano contínuo a nascente (que funciona como alçado quer para o vizinho, quer para a rua) propomos uma rotação dos pisos provocando um movimento dos volumes que pensamos que anula a imagem rígida da “empena”. Esta rotação permite ainda usufruir interiormente de distintos pontos de vista no contacto com a paisagem.

Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura - Janela
© Luis Ferreira Alves

O desenvolvimento do edifício acompanha o angulo que o lote descreve a nascente, “obrigando” á torção do corpo a norte, reforçando-se a separação do volume na diagonal pela abertura de um rasgo vertical na caixa de escadas a nascente.

Corte Construtivo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Cantareira / Eduardo Souto de Moura" 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769509/edificio-cantareira-eduardo-souto-de-moura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.