Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects

Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: AGi architects; AGi architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Garrido
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. A clínica é uma alternativa pioneira no setor da saúde, abordando aspectos como a segurança e intimidade mediante o desenvolvimento de um modelo inovador no qual os pátios anexos à fachada são os elementos condutores desta tipologia.

Planta Baixa

O programa ocupa a totalidade do terreno. O edifício é visto como um elemento monolítico construído por trás de elevados muros que constroem uma fortaleza ante o vandalismo, aumentando a privacidade do conjunto. Os pátios são "esculpidos" no volume para proporcionar luz natural à totalidade das clínicas. O tradicional conceito de fachada como elemento que proporciona luz, vistas e ventilação ao edifício é invertido. Os pátios são projetados para o interior gerando maior privacidade. As salas de consultas foram colocadas na fachada exterior cega e abertas aos pátios interiores onde também há um espaço comum fluido.

© Nelson Garrido

A colaboração direta com fornecedores e os processos paramétricos utilizados para gerar as superfícies em funções de espessuras mínimas resultaram num elemento vazado contemporâneo que se conecta com a identidade cultural dos usuários. Uma chapa metálica anodizada e perfurada permite a passagem de iluminação necessária e constitui um elo entre exterior e interior.

Planta Baixa

Ao entrar na clínica, um grande mosaico de cerâmica recebe o paciente. Esta gama colorida acompanha o vistante em seu percurso pelo edifício, as cores colaboram com a legibilidade do espaço. Esta prática é comum em hospitais e muito útil para ajudar usuários de culturas e idiomas distintos.

© Nelson Garrido

Devido à variedade e densidade do programa da clínica, os espaços são subdivididos em múltiplos departamentos autossuficientes que podem operar de forma independente. A circulação interior foi organizada de forma fluida, concebendo o espaço como uma sucessão de estâncias, áreas públicas, evitando ao máximo o esquema de corredor característico da tipologia hospitalar.

© Nelson Garrido

A clínica se tornou um edifício emblemático, o que foi possível graças à generosa doação do Sr. Ali Mohammad Thuniyan Al-Ghanim.

© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kuwait

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Ali Mohammed T. Al-Ghanim / AGi architects" [Ali Mohammed T. Al-Ghanim Clinic / AGi architects] 02 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769506/clinica-ali-mohammed-t-al-ghanim-agi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.