Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos

Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Imagem 2 de 15Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Janela, PrateleiraApartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Imagem 4 de 15Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Prateleira, CadeiraApartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Mais Imagens+ 10

  • Móveis: Nova Canaã Móveis
  • Obras De Arte: Galeria Mamute
  • Equipe: Ana Cristina Castagna, Anna Carolina Manfroi, Anderson Dall'Alba, Gabriel Giambastiani, Marina Kepler, Mario Guidoux, Mathias Sant'Anna, Otavio Lupi
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Prateleira, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente, um médico recém formado que passa a maior parte do tempo fora de casa, procura o escritório com um objetivos claros mas contrastantes: um apartamento que seja ao mesmo tempo um refúgio calmo e previsível e um espaço para receber amigos de maneira informal. O desafio em organizar este espaço está, portanto, na conjugação de intimidade com sociabilidade. Divide-se, então o apartamento em três faixas horizontais: a primeira, uma galeria junto ao acesso, conecta a área social ao quarto e escritório; ao centro se distribuem as funções de encontro e repouso, com a sala de estar e quarto; a terceira faixa concentra as funções estáticas, um sofá na sala, a área de serviço e um escrtiório junto ao quarto.

Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Bancada, Pia
© Marcelo Donadussi

O contato inicial, pela cozinha, revela o caminho para a área social do apartamento, um grande espaço que reúne cozinha e sala de estar. O tamanho do apartamento exigiu que a cozinha fosse tratada como parte do estar, sem uma divisão entre os espaços. A partir desta necessidade, cria-se uma cozinha mimetizada na sala, com todos os equipamentos escondidos dentro de um móvel.

Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Imagem 4 de 15
© Marcelo Donadussi

A partir do balcão de mármore que esconde o forno, a conversa com quem está no sofá tem como pano de fundo uma biblioteca que se transforma conforme o ponto de vista. Sua base é revestida com o mesmo material da cozinha, uma placa cimentícia utilizada normalmente para fachadas e contém todos os equipamentos eletrônicos do home theater.

Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos - Janela, Prateleira
© Marcelo Donadussi

A separação física entre o quarto e a área social não faria sentido em um apartamento tão pequeno; é necessário, porém, marcar sutilmente a troca de atmosfera. Este contraste é logrado através da mudança na materialidade dos espaços. Enquanto na sala de estar os materiais usados são percebidos como mais industriais (concreto e pedra), no quarto, a paleta remete a uma idealização de aconchego e familiaridade com madeira escura e tecidos pesados.

Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Riachuelo / 0E1 Arquitetos" 27 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769208/apartamento-riachuelo-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.